Elon Musk aposta em superinteligência ‘segura’ em sua nova startup xAI

Empresa de inteligência artificial de Musk é seu mais recente movimento contra a OpenAI, atualmente a mais comentada e bem financiada no setor

O bilionário Elon Musk, que também é CEO da Tesla e dono do Twitter
Por Sarah McBride - Rachel Metz
15 de Julho, 2023 | 12:29 PM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg — A nova startup de Elon Musk é “definitivamente uma concorrente” da OpenAI, afirmou o bilionário na sexta-feira (14) durante uma discussão no Twitter Spaces. A empresa de inteligência artificial de Musk, chamada xAI, é seu mais recente movimento contra a OpenAI, atualmente a empresa mais comentada e bem financiada no setor.

Durante a discussão, Musk e membros de sua nova startup falaram em termos grandiosos sobre a missão da xAI. Embora ainda não tenha nenhum produto, a startup revelou um novo site nesta semana e tem o objetivo de desenvolver de forma segura a inteligência artificial geral, ou AGI.

O plano é “construir uma boa AGI com o objetivo geral de apenas tentar entender o universo”, disse Musk. Mais tarde, ele acrescentou: “Acho que você poderia reformular a declaração de missão da xAI como: ‘Que diabos está realmente acontecendo?’ Esse é o nosso objetivo.”

O conceito de AGI, uma tecnologia capaz de entender ou aprender tarefas que os seres humanos podem realizar, encantou e aterrorizou cientistas – mesmo que ainda seja algo apenas teórico.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, os novos funcionários de Musk demonstraram otimismo em relação à tecnologia. Greg Yang, ex-engenheiro da Microsoft (MSFT), comparou o estado atual do desenvolvimento de IA à invenção da física quântica e da relatividade geral.

Em alguns momentos da conversa, algumas declarações de Musk beiravam o extravagante. “Por que não há evidências massivas de alienígenas?”, ele perguntou.

Musk tem uma relação conturbada já conhecida com a inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Em 2015, ele co-fundou a OpenAI, mas alguns anos depois deixou seu conselho e criticou a empresa. Em março, o bilionário adicionou seu nome a um apelo por uma pausa de seis meses no desenvolvimento de IA – menos de seis meses depois, ele lançou oficialmente a xAI.

Os 12 primeiros funcionários da xAI, incluindo Musk, são todos homens e todos têm experiência no setor. A maioria trabalhou anteriormente em alguma capacidade na Alphabet (GOOGL), do Google, e na DeepMind.

Uma preocupação no setor tem sido a concentração relativa da pesquisa em IA.

Um funcionário da xAI - Kyle Kosic, anteriormente da OpenAI, disse estar ansioso por mais competição no campo. “A razão pela qual estou particularmente empolgado com a xAI é que acho que o maior perigo da IA é a monopolização por algumas entidades”, disse ele.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Cidade de bilionários que recebeu Elon Musk floresce às margens de São Paulo

A inteligência artificial não vai conhecer o mercado melhor do que Wall Street