Bloomberg — A Uber Technologies e a Lyft estão se unindo à Baidu para testar táxis sem motorista no Reino Unido, enquanto as empresas de compartilhamento de caronas correm para implantar serviços autônomos em todo o mundo.
A Uber disse na segunda-feira que um programa piloto usando os robôs-táxis Apollo Go RT6 da Baidu em Londres começará no primeiro semestre de 2026, com serviços comerciais esperados na cidade antes do final do próximo ano.
Separadamente, a plataforma de carona Lyft também realizará testes no Reino Unido no próximo ano com dezenas dos mesmos veículos, aguardando a aprovação regulatória, de acordo com uma publicação no X do CEO da Lyft, David Risher.
Leia também: Uber sem aplicativo: empresa cria quiosques para atender a viajantes de olho na Copa
Os lançamentos globais de robôs-taxi estão se acelerando, com empresas chinesas, como Baidu e Weride, e Waymo, da Alphabet, liderando o processo. A Uber e a Weride lançaram operações sem motorista em Abu Dhabi, com planos de expansão no Oriente Médio. A Baidu está realizando testes em Abu Dhabi, Dubai e Suíça.
A empresa americana de tecnologia de direção autônoma Waymo iniciou testes em Londres este mês.

A Uber abandonou o desenvolvimento interno da direção autônoma em 2020 e, em vez disso, está buscando parcerias com várias empresas de robô-táxi. O CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, disse em uma entrevista à Bloomberg Television este mês que a empresa planeja oferecer serviços sem motorista em mais de 10 mercados até o final do próximo ano.
Outras plataformas de carona têm estratégias semelhantes. A Lyft já assinou um acordo com a Baidu para implantar robôs-eixo na Europa.
A Grab, do sudeste asiático, está fazendo parceria com as empresas chinesas Weride e Momenta.
Leia também: Uber tem maior expansão trimestral em viagens com tarifas low cost e demanda global
Ainda não está claro o quão lucrativo será o modelo de robotáxis. As empresas listadas na bolsa, Pony AI e Weride, ainda estão perdendo dinheiro depois de vender ações para levantar fundos.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.








