Uber acerta parcerias para criar frota de 20.000 carros autônomos nos EUA

Empresa se uniu à fabricante de veículos elétrico Lucid e à startup Nuro para avançar no segmento de robotáxis; os primeiros veículos devem começar a operar em uma cidade americana no fim de 2026

Uber
Por Kara Carlson - Natalie Lung
17 de Julho, 2025 | 05:57 PM

Bloomberg — A Uber se uniu à fabricante de veículos elétricos Lucid e à startup de tecnologia autônoma Nuro para lançar uma frota de robotáxis - como são chamados os carros autônomos voltados para o serviço de transporte de passageiros.

A Uber anunciou nesta quinta-feira (17) que ela ou seus parceiros terceirizados comprarão e operarão SUVs Lucid Gravity equipados com tecnologia Nuro Driver em sua rede de compartilhamento de corridas.

PUBLICIDADE

A empresa pretende lançar o primeiro veículo no final de 2026 em uma grande cidade americana não identificada, com planos de implantar pelo menos 20.000 robotáxis ao longo de seis anos.

A empresa de compartilhamento de corridas também anunciou que irá fazer investimentos separados de centenas de milhões de dólares tanto na Lucid quanto na Nuro.

O financiamento incluirá US$ 300 milhões para a Lucid, que será usado em parte para atualizar sua linha de montagem para integrar o hardware da Nuro nos veículos Gravity, de acordo com a empresa de veículos elétricos.

PUBLICIDADE

Leia também: Robotáxis devem saltar de 1.500 para 35.000 unidades nos EUA até 2030, diz Goldman

A Lucid não terá problemas para entregar veículos suficientes para atender à demanda tanto da Uber quanto de sua base de consumidores no varejo, disse o CEO interino da montadora, Marc Winterhoff, à Bloomberg TV.

“Temos capacidade suficiente para acomodar ambos”, disse ele, embora reconhecendo que a Lucid ainda tem “algumas questões para superar” enquanto aumenta a produção. “Não prevejo nenhuma escassez.”

PUBLICIDADE

As ações da Lucid (LCID) dispararam 38% — o maior ganho em mais de dois anos e meio — para US$ 3,15 às 15h03 no pregão regular em Nova York. As ações da Uber (UBER) tiveram pouca variação.

Separadamente, a Lucid também disse que planeja um grupamento de ações de 1 para 10, sujeito à aprovação dos acionistas. Winterhoff disse na entrevista que o grupamento não é um esforço para evitar o deslistamento, mas sim uma forma de facilitar a atração de novos investidores.

Aposta dos robotáxis

O acordo Lucid-Nuro se soma a mais de uma dúzia de parcerias que a Uber anunciou com desenvolvedores de tecnologia de veículos autônomos e montadoras, incluindo Waymo e Volkswagen, enquanto visa ser o aplicativo comercial de referência para robotáxis.

PUBLICIDADE

No início desta semana, a Uber anunciou uma parceria com a fabricante chinesa de veículos autônomos Baidu para implantar robotáxis em vários mercados fora dos Estados Unidos.

Atualmente, corridas em carros autônomos estão disponíveis através do aplicativo Uber em Phoenix, Austin, Atlanta, nos Estados Unidos, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Uber

Os investimentos substanciais da Uber ressaltam ainda mais sua mudança estratégica de desenvolver tecnologia autônoma internamente, como fazia sob o cofundador e ex-CEO Travis Kalanick, em favor de parcerias e investimentos em empresas especializadas em veículos autônomos.

A Uber monetizou algumas de suas participações acionárias em empresas como a companhia de frete autônomo Aurora Innovation para financiar investimentos futuros no ecossistema sem motorista, disse o CEO Dara Khosrowshahi.

A concorrência tem se intensificado no mercado de robotáxis ainda nascente. A gigante de veículos elétricos Tesla (TSLA) lançou seu serviço em Austin no mês passado, prometido há muitos anos, e o CEO Elon Musk disse que pretende expandi-lo para outras cidades.

A Uber primeiro fez parceria com a Nuro em 2022 para robôs de entrega de comida. No ano seguinte, a Nuro mudou o foco de construir e escalar veículos autônomos personalizados para se concentrar no desenvolvimento de software autônomo.

A parceria com a Uber também adiciona um cliente notável para a Lucid, uma das poucas fabricantes de veículos puramente elétricos nos Estados Unidos, enquanto trabalha para popularizar o Gravity, seu segundo modelo de veículo.

Leia também: Guerra de preços ‘irracional’ entre BYD e rivais em elétricos vira alvo de Pequim

A empresa tem trabalhado para aumentar a produção e as entregas, e estimou que produzirá 20.000 veículos em 2025, mais que o dobro do ano anterior.

Protótipos de robotáxis desenvolvidos pela Lucid e Nuro já estão em operação nas instalações de teste em circuito fechado da Nuro em Las Vegas.

O presidente da Nuro, Dave Ferguson, que se recusou a especificar o valor do financiamento que está recebendo da Uber, disse à Bloomberg TV em uma entrevista separada que sua empresa e a Lucid conseguiram fazer um protótipo de veículo funcionar em cerca de sete semanas.

Winterhoff disse que a Uber escolheu seu SUV porque a empresa pode integrar o hardware necessário em sua fábrica. O software da Nuro será adicionado assim que a Uber receber os veículos.

Winterhoff havia dito em uma ligação com investidores em maio que a empresa estava em discussões avançadas com parceiros sobre usar o Gravity para fins de veículos autônomos.

“Este é um passo em nossa jornada para expandir nossa liderança tecnológica de veículos elétricos e licenciamento para parcerias em outras áreas”, disse Winterhoff à Bloomberg esta semana. “Muita coisa pode acontecer em seis anos. Eu realmente vejo isso como o primeiro ponto de partida.”

A Lucid também tem trabalhado em sistemas avançados de assistência ao motorista e anunciou no início deste ano que havia firmado parceria com a Universidade King Abdullah de Ciência e Tecnologia na Arábia Saudita.

Winterhoff disse que a empresa ainda planeja trabalhar em sua própria tecnologia autônoma e de assistência ao motorista. Esta semana, a Lucid anunciou separadamente que está adicionando condução sem uso das mãos e assistência para mudança de faixa ao seu conjunto de software.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Tesla começa a operar robotáxi e aposta em nova era de transporte sem motorista

Uber acerta parceria com Loggi e desafia Correios com entregas para todo o país

Guerra do delivery: 99 aposta em garantia de valor mínimo diário a entregadores