Bloomberg — A Toyota firmou uma parceria com a Waymo, unidade de direção autônoma da Alphabet, em uma iniciativa que pode fortalecer os esforços da montadora japonesa para alcançar a tecnologia de ponta oferecida por rivais como a Tesla e a BYD.
A Toyota e outras grandes empresas japonesas têm investido em inteligência artificial e direção autônoma há anos, mas têm lutado para acompanhar o ritmo das rápidas mudanças lideradas por marcas como a Tesla e a BYD.
A empresa japonesa busca acelerar o desenvolvimento depois que sua unidade Woven, que desenvolve seu software Arene, sofreu atrasos após uma revisão de gerenciamento em 2023.
Leia também: Chairman da Toyota planeja aquisição recorde de divisão de autopeças por US$ 42 bi
No ano passado, a Toyota disse que investiria 500 bilhões de ienes (US$ 3,3 bilhões) em conjunto com a Nippon Telegraph & Telephone para desenvolver um software de direção autônoma que se baseia em IA para ajudar a prever e responder a acidentes de trânsito.
Para a Waymo, a parceria representa seu primeiro passo para sair dos carros comerciais de carona e entrar nos veículos pessoais.
Atualmente, a empresa registra mais de 250.000 viagens por semana em algumas das principais cidades dos EUA.
O setor automotivo global está apostando cada vez mais que o futuro do transporte está nos veículos autônomos, e os pares japoneses da Toyota estão buscando suas próprias parcerias.
A Nissan Motor e a Wayve, com sede no Reino Unido, anunciaram uma parceria no início de abril, enquanto a Suzuki Motor está colaborando com a startup Tier IV.
Ainda assim, regulamentações rígidas são um grande obstáculo para a direção assistida e autônoma na maioria dos lugares do mundo, mas especialmente no Japão, onde os veículos, por enquanto, precisarão de supervisão e intervenção humana.
--Com a ajuda de Nicholas Takahashi.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também
Toyota mantém liderança global com sinais de recuperação no Japão. E quer mais
©2025 Bloomberg L.P.