Tesla perde tração na Europa enquanto rivais ganham terreno em veículos elétricos

Os novos registros de veículos da montadora caíram 56% somente na Alemanha nos primeiros oito meses do ano enquanto a venda de veículos elétricos aumentaram 46% em todo o setor em agosto

Os novos registros de veículos da montadora caíram 56% somente na Alemanha nos primeiros oito meses do ano
Por Craig Trudell
03 de Setembro, 2025 | 11:01 AM

Bloomberg — A queda nas vendas da Tesla está se arrastando em quase todos os maiores mercados de veículos elétricos da Europa, custando à empresa uma participação significativa em países com maior demanda de veículos elétricos.

Os novos registros de veículos da Tesla caíram 39% no mês passado na Alemanha e despencaram 56% nos primeiros oito meses do ano, informou a Autoridade Federal de Transporte Motorizado na quarta-feira (3).

PUBLICIDADE

A montadora liderada por Elon Musk também registrou quedas acentuadas nas vendas de agosto na França, Bélgica, Dinamarca e Suécia.

A Noruega tem sido a exceção, com os registros aumentando 21% no mês passado e 26% no acumulado do ano.

Leia também: Xiaomi planeja vender carro elétrico na Europa até 2027 em desafio a Tesla e BYD

PUBLICIDADE

As entregas de veículos da Tesla em todo o mundo caíram 13% no primeiro semestre do ano, colocando a empresa no caminho de seu segundo declínio anual consecutivo.

Embora se espere que a montadora receba um impulso neste trimestre dos consumidores norte-americanos que estão acelerando as compras de veículos elétricos antes que os créditos fiscais federais expirem, esse lado positivo pode ser limitado pela fraqueza na Europa e na China, onde as remessas das fábricas continuam a cair.

Musk e outros executivos de alto escalão atribuíram as deficiências de vendas da Tesla no início do ano à transição do Model Y - seu veículo mais vendido - para um novo design, o que interrompeu temporariamente a produção.

PUBLICIDADE

Leia também: Tesla concede US$ 30 bilhões em ações a Musk como forma de retenção como CEO

Mas cerca de seis meses desde que a empresa começou a entregar o novo Model Y na Europa, o veículo está tendo dificuldades em vários mercados importantes. Os registros caíram 87% na Suécia e 47% na Dinamarca no mês passado.

Na Alemanha, os registros de veículos elétricos a bateria aumentaram 46% em todo o setor em agosto, dando continuidade a uma tendência de fortes vendas de elétricos, mesmo com as dificuldades da Tesla.

PUBLICIDADE

Em toda a Europa, os elétricos aumentaram 26% durante os primeiros sete meses do ano, mesmo com a queda de 40% nas vendas da Tesla.

Veja mais em bloomberg.com