Publicis adquire BR Media Group e amplia sua força em marketing de influência

Valores da transação não foram revelados; BR Media, fundado por Celso Ribeiro e Danilo Basso, conta com uma rede com mais de 500 mil criadores de conteúdo e atende cerca de 500 marcas

Danilo Basso e Celso Ribeiro, fundadores da BR Media Group, e Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe no Brasil
Por Marcos Bonfim
18 de Fevereiro, 2025 | 08:52 AM

Bloomberg Línea — O Publicis Groupe anunciou na manhã desta terça-feira (18) a aquisição do BR Media Group, uma das maiores plataformas para influenciadores e criadores de conteúdo no país. A empresa é dona de uma rede de mais de 500 mil criadores de conteúdo e atende cerca de 500 marcas globais e nacionais.

No ano passado, as duas empresas tinham anunciado a criação de um hub, o PXP Creators by BR Media Group, para facilitar a interlocução entre a gigante global de publicidade e o universo de influenciadores.

PUBLICIDADE

“Eu tinha vários fornecedores e eu falei que o anunciante sempre poderá escolher, mas o meu parceiro preferido seria a BR Media porque eu consegui colocá-los para dentro e em cada uma das minhas agências. Eles estão sentados na hora do planejamento estratégico e temos conseguido escalar”, afirmou Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe, em conversa recente com a Bloomberg Línea, semanas antes do anúncio o acordo.

Leia mais: Duelo de vídeos: YouTube faz anúncios no TikTok para atrair criadores de conteúdos

Os detalhes e os valores envolvidos no acordo não foram revelados. A transação está sujeita à aprovação regulatória do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

PUBLICIDADE

De origem francesa, a Publicis é um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Em 2024, encerrou o exercício com receita de € 16,030 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 96 bilhões. No Brasil, é dono de agências como a homônima Publicis, além da Talent, da Leo Burnett e da icônica DPZ.

A movimentação faz parte de uma estratégia global do grupo de fechar lacunas da operação em relação às disciplinas em que não tem atuação consistente. Era o caso do marketing de influência até recentemente.

A mudança veio no ano passado quando Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, “bateu o martelo” e decidiu comprar a americana Influential, conhecida como a maior plataforma de marketing de influenciadores do mundo. De acordo com dados da companhia, a empresa conta com mais de 3,5 milhões de criadores de conteúdo - e 90% dos influenciadores globais com mais de 1 milhão de seguidores.

PUBLICIDADE

Leia mais: Como o TikTok chegou a 1 bilhão de usuários, segundo a head global de criadores

A aquisição do BR Media Group reforça a mudança de estratégia em relação ao marketing de influência. Em operação desde 2012, a plataforma criada pelos sócios Celso Ribeiro e Danilo Basso se posiciona como um one-stop-shop, com atuação em áreas como consultoria e curadoria de influenciadores, planejamento, criação, eventos e dados. Na base, trabalha com 250 influenciadores e artistas exclusivamente.

Internamente, o negócio está dividido em quatro unidades: MIS, plataforma de relacionamento com mais de 100 mil nano e micro influenciadores; a BR Data, de coleta de dados e informações; a BR Studios, braço criativo de conteúdo; e o Space, espaço proprietário de gravação de vídeos.

PUBLICIDADE

O Publicis Groupe fechou o ano de 2024 tendo a América Latina como a região com o maior ritmo de expansão em receita líquida, em crescimento orgânico de 22,9% e reportado de 9,7%.

No último trimestre do ano, o avanço foi de 30,3% organicamente, impulsionado por Brasil, México e Colômbia, assim como pela Argentina, em parte devido à inflação, segundo dados do balanço anual.

Leia também

De João Fonseca a corredores: como a On entrou na disputa das marcas no Brasil

Airbnb vê ‘forte demanda’ no 1º trimestre após temporada de férias robusta

Marcos Bonfim

Marcos Bonfim

Jornalista brasileiro especializado na cobertura de startups, inovação e tecnologia. Formado em jornalismo pela PUC-SP e com pós em Política e Relações Internacionais pela FESPSP, acumula passagens por veículos como Exame, UOL, Meio & Mensagem e Propmark