Bloomberg Línea — O Publicis Groupe anunciou na manhã desta terça-feira (18) a aquisição do BR Media Group, uma das maiores plataformas para influenciadores e criadores de conteúdo no país. A empresa é dona de uma rede de mais de 500 mil criadores de conteúdo e atende cerca de 500 marcas globais e nacionais.
No ano passado, as duas empresas tinham anunciado a criação de um hub, o PXP Creators by BR Media Group, para facilitar a interlocução entre a gigante global de publicidade e o universo de influenciadores.
“Eu tinha vários fornecedores e eu falei que o anunciante sempre poderá escolher, mas o meu parceiro preferido seria a BR Media porque eu consegui colocá-los para dentro e em cada uma das minhas agências. Eles estão sentados na hora do planejamento estratégico e temos conseguido escalar”, afirmou Gabriela Onofre, CEO do Publicis Groupe, em conversa recente com a Bloomberg Línea, semanas antes do anúncio o acordo.
Leia mais: Duelo de vídeos: YouTube faz anúncios no TikTok para atrair criadores de conteúdos
Os detalhes e os valores envolvidos no acordo não foram revelados. A transação está sujeita à aprovação regulatória do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
De origem francesa, a Publicis é um dos maiores grupos de comunicação do mundo. Em 2024, encerrou o exercício com receita de € 16,030 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 96 bilhões. No Brasil, é dono de agências como a homônima Publicis, além da Talent, da Leo Burnett e da icônica DPZ.
A movimentação faz parte de uma estratégia global do grupo de fechar lacunas da operação em relação às disciplinas em que não tem atuação consistente. Era o caso do marketing de influência até recentemente.
A mudança veio no ano passado quando Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, “bateu o martelo” e decidiu comprar a americana Influential, conhecida como a maior plataforma de marketing de influenciadores do mundo. De acordo com dados da companhia, a empresa conta com mais de 3,5 milhões de criadores de conteúdo - e 90% dos influenciadores globais com mais de 1 milhão de seguidores.
Leia mais: Como o TikTok chegou a 1 bilhão de usuários, segundo a head global de criadores
A aquisição do BR Media Group reforça a mudança de estratégia em relação ao marketing de influência. Em operação desde 2012, a plataforma criada pelos sócios Celso Ribeiro e Danilo Basso se posiciona como um one-stop-shop, com atuação em áreas como consultoria e curadoria de influenciadores, planejamento, criação, eventos e dados. Na base, trabalha com 250 influenciadores e artistas exclusivamente.
Internamente, o negócio está dividido em quatro unidades: MIS, plataforma de relacionamento com mais de 100 mil nano e micro influenciadores; a BR Data, de coleta de dados e informações; a BR Studios, braço criativo de conteúdo; e o Space, espaço proprietário de gravação de vídeos.
O Publicis Groupe fechou o ano de 2024 tendo a América Latina como a região com o maior ritmo de expansão em receita líquida, em crescimento orgânico de 22,9% e reportado de 9,7%.
No último trimestre do ano, o avanço foi de 30,3% organicamente, impulsionado por Brasil, México e Colômbia, assim como pela Argentina, em parte devido à inflação, segundo dados do balanço anual.
Leia também
De João Fonseca a corredores: como a On entrou na disputa das marcas no Brasil
Airbnb vê ‘forte demanda’ no 1º trimestre após temporada de férias robusta