Bloomberg — O presidente do conselho da Petrobras, Pietro Mendes, deixará o cargo na empresa produtora de petróleo após sua aprovação pelo Senado para se tornar diretor da agência reguladora de petróleo e gás do Brasil, a ANP.
Mendes, que iniciou sua carreira na ANP, pediu demissão com efeito imediato, de acordo com um documento da Petrobras divulgado nesta quarta-feira (20).
Ele também é secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia. Sua nova nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial.
Leia também: ‘Do poço ao posto’: como a Petrobras planeja retornar ao segmento de distribuição
O mandato de Pietro Mendes na petroleira estatal vai até 2026. O estatuto da Petrobras diz que o conselho de administração pode eleger um substituto para atuar até a próxima assembleia geral anual.
A Bloomberg News informou sobre a eventual saída de Mendes em dezembro passado.
Na época, esperava-se que o membro do conselho da Petrobras Bruno Moretti substituísse Mendes, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto que falaram com a Bloomberg News.
Moretti trabalha com o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rui Costa, e é visto como próximo ao PT.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Petrobras obtém permissão para teste de emergência na Margem Equatorial
Por que o combustível de aviação tem um futuro promissor no mercado de petróleo
©2025 Bloomberg L.P.