Bloomberg — A IAG, empresa controladora da British Airways, apresentou sua manifestação de interesse na TAP, juntando-se à Air France-KLM e à Lufthansa no leilão para obter uma participação minoritária na companhia aérea portuguesa.
A IAG diz que vê um potencial significativo para a TAP dentro do grupo de companhias aéreas europeias, de acordo com uma declaração enviada por e-mail nesta sexta-feira (21), e que seu modelo descentralizado se alinha com a ambição do governo português de proteger o hub da TAP em Lisboa.
A IAG acrescentou que várias questões ainda precisam ser esclarecidas antes que possa propor um investimento.
Leia também: Mais aviões e novas rotas: Iberia reforça o foco para crescer no Brasil e em LatAm
A IAG está presente em Portugal por meio de suas companhias aéreas British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus, que juntas operam centenas de voos semanais ligando Lisboa a outros destinos europeus e transatlânticos.
A inclusão da TAP em seu portfólio fortaleceria sua rede no Brasil e na África.
O governo de Portugal planeja vender 49,9% da TAP, com 5% das ações reservadas primeiramente para os funcionários.
Uma manifestação de interesse é uma etapa preliminar que descreve a lógica estratégica, a capacidade financeira e as possíveis condições de prosseguimento de um licitante, sem ainda constituir uma oferta formal.
O prazo para apresentação de propostas é 22 de novembro.
No ano passado, a IAG abandonou o plano de comprar a Air Europa, a segunda vez que tentou, sem sucesso, adquirir a companhia aérea espanhola, depois de descobrir que a oposição regulatória não oferecia um caminho viável para a conclusão da transação.
A Air France-KLM foi a primeira a manifestar formalmente seu interesse na companhia aérea portuguesa no início desta semana, seguida pela Lufthansa.
Veja mais em Bloomberg.com
Leia também
Motiva vende operação de aeroportos para o grupo mexicano Asur por R$ 11,5 bilhões
CEO da Embraer diz que crise de supply chain ‘acabou’, mas mantém projeção cautelosa
©2025 Bloomberg L.P.








