Noruega avança na transição para veículos elétricos com 97% dos novos registros

Modelos da Tesla representaram cerca de 22% das vendas de carros novos no país em agosto, enquanto a chinesa BYD mais do que triplicou o número de carros registrados no país

Tesla Falls As Trump Lashes Out At Musk Over Subsidies
Por Kari Lundgren
01 de Setembro, 2025 | 01:26 PM

Bloomberg — A Tesla foi responsável por mais de um quinto das vendas de carros novos na Noruega em agosto, com os carros elétricos como um todo respondendo por 97% dos registros de veículos novos de passageiros.

Os modelos da Tesla representaram cerca de 22% das vendas de carros novos em agosto, enquanto a Volkswagen representou cerca de 13%, de acordo com a Federação Rodoviária Norueguesa.

PUBLICIDADE

A fabricante chinesa BYD mais do que triplicou o número de carros registrados no país no mês passado, enquanto as vendas mensais da Toyota e da Volvo ficaram bem abaixo do que eram um ano antes.

Leia também: Com Europa em queda, Suzuki vai investir US$ 8 bi para produzir elétricos na Índia

A Noruega se tornou o primeiro país a ver as marcas de veículos elétricos ultrapassarem os modelos movidos a combustível fóssil em registros de carros novos em 2020, um aumento que foi sustentado por incentivos que vão desde a redução de pedágios até a ausência ou redução de impostos sobre valor agregado.

PUBLICIDADE

Com uma penetração tão alta de carros elétricos, os produtores se aglomeraram no mercado com cerca de 170 modelos movidos a eletricidade para escolher.

Leia também: Ford investe US$ 5 bi para produzir elétricos populares e mira novo ‘momento Model T’

“Será interessante ver como isso se desenvolve em relação às marcas clássicas que os noruegueses tradicionalmente escolhem”, disse Solberg Thorsen, da OFV, na segunda-feira.

PUBLICIDADE

O Modelo Y da Tesla foi o modelo mais vendido na Noruega em agosto, seguido pelo ID.4 da Volkswagen.

Veja mais em bloomberg.com