Irmãos Batista avançam no setor de aço com compra de participação na Usiminas

Por meio da empresa da Globe Investimentos, Wesley e Joesley Batista adquiriram uma fatia de 5% na siderúrgica; bilionários têm diversificados seus negócios para áreas como geração de energia, setor bancário e petróleo

Wesley Batista e Joesley Batista
Por Gerson Freitas Jr. - Mariana Durao
02 de Agosto, 2025 | 11:22 AM
Últimas cotações

Bloomberg — Os bilionários irmãos Batista, que controlam a gigante de frigoríficos JBS (JBSS3), ingressaram na indústria siderúrgica nacional com a compra de uma participação minoritária na Usiminas (USIM5).

A empresa de investimentos Globe Investimentos adquiriu uma participação de 5% na Usiminas na quinta-feira (31).

PUBLICIDADE

Wesley e Joesley Batista são os acionistas controladores da Globe, segundo uma pessoa com conhecimento direto do assunto que falou com a Bloomberg News. O investimento foi noticiado anteriormente pelo Valor Econômico.

Leia também: Tarifas devem acelerar M&As na siderurgia brasileira, segundo Alvarez & Marsal

Os irmãos Batista, que lideraram a transformação do açougue fundado por seu pai nos 1950 no maior fornecedor mundial de carne, diversificaram seus negócios para áreas como geração de energia, setor bancário e petróleo, desempenhando um papel cada vez mais importante na economia brasileira. Eles expandiram suas atividades para a mineração há alguns anos.

PUBLICIDADE

Embora os irmãos Batista normalmente assumam o controle acionário das empresas que compram, eles não têm intenção de ampliar mais sua participação acionária na Usiminas, disse a pessoa, que pediu anonimato, pois as discussões são privadas.

Os irmãos compraram as ações da Usiminas pertencentes à CSN (CSNA3), que durante anos foi orientada pelo Cade a reduzir sua participação na empresa.

Veja mais em Bloomberg.com

PUBLICIDADE

Leia também

Usiminas alerta para os riscos das tarifas dos EUA e das importações em alta

Indiana Tata Steel planeja explorar novos mercados na América Latina, diz CEO