Este empresário captou US$ 2 bi para comprar eventos. O Madrid Open é só o começo

Com apoio de fundos como Apollo, RedBird e Qatar Investment Authority, Ari Emanuel aposta em um novo império global de entretenimento ao vivo

A nova empresa de Emanuel também adquiriu o Miami Open, os leilões de carros colecionáveis Barrett-Jackson e o triatlo Escape from Alcatraz.
Por Lucas Shaw
12 de Outubro, 2025 | 02:28 PM

Bloomberg — O superagente de Hollywood Ari Emanuel captou mais de US$ 2 bilhões em ações para a Mari, uma nova empresa que ele fundou e que tem adquirido empresas de eventos, como as feiras de arte Frieze e o torneio de tênis Madrid Open.

Os investidores incluem a Apollo Global Management, a RedBird Capital Partners e a Qatar Investment Authority, de acordo com Emanuel e seu parceiro de longa data, Mark Shapiro. Os fundos gerenciados pela Ares Management também participaram.

PUBLICIDADE

Emanuel, de 64 anos, está adquirindo as empresas da Endeavor Group Holdings, que ele dirigiu até ser privatizada em março pelo acionista majoritário Silver Lake.

Essa empresa vem se desfazendo de ativos para se concentrar na agência de talentos WME e na TKO Group Holdings, controladora da World Wrestling Entertainment e do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Como parte da transação, a nova empresa de Emanuel também adquiriu o Miami Open, os leilões de carros colecionáveis Barrett-Jackson e o triatlo Escape from Alcatraz. As equipes operacionais de todos os eventos permanecem.

PUBLICIDADE

Em sua gestão na Endeavor, Emanuel comprou dezenas de ativos e abriu o capital da empresa em 2021. Os investidores estavam interessados principalmente nos esportes ao vivo, como o UFC, mas as ações definharam.

“Vamos ser bem claros, todos eles estavam funcionando”, disse Emanuel em uma entrevista. “Não é que não estivessem funcionando. O mercado não estava nos dando crédito.”

Emanuel é presidente executivo do WME Group, que abriga a agência de talentos juntamente com outras empresas envolvidas em marketing, licenciamento e produção de TV.

PUBLICIDADE

Shapiro, que atua como sócio-gerente do WME Group e presidente da TKO, é membro do conselho da Mari. Os dois investiram pessoalmente na nova empresa, que recebeu seu título pela combinação de seus nomes próprios.

Emanuel e Shapiro acreditam que o entretenimento ao vivo é mais valioso do que nunca e crescerá à medida que as pessoas trabalharem menos e tiverem mais tempo livre.

“Foi uma captação fácil”, disse Shapiro. “Isso demonstra a confiança que os investidores têm em nós como operadores, mas também a força subjacente e fundamental de cada uma dessas propriedades, cuja maioria nós identificamos e adquirimos em primeiro lugar.”

PUBLICIDADE

A Bloomberg informou anteriormente sobre o interesse de Emanuel nos torneios de tênis.

Emanuel disse que todos os ativos adquiridos estão crescendo. Os torneios de tênis dobraram seus ganhos, de acordo com Shapiro.

O Miami Open está sendo comprado por um grupo que inclui o fundador da Related e proprietário do Miami Dolphins, Stephen Ross.

A TKO terá a primeira chance de fazer qualquer negócio na área de esportes, disseram Emanuel e Shapiro. Mari se concentrará mais em eventos culturais, embora tenha adquirido os torneios de tênis.

Eles disseram que a TKO está concentrada em grandes ligas esportivas.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Elton John e Paul McCartney entram na briga contra a agência britânica de royalties

JHSF compra BYS International e entra no mercado de iates para ampliar oferta de luxo