CEO da Blackstone diz que pessoas evitam jornada presencial para trabalhar menos

Steve Schwarzman, que tem um dos maiores portfólios de escritórios do mundo, disse ainda que resistência se deve ao fato de que pessoas economizam mais em casa

Foto do busto de Stephen Schwarzman, um homem grisalho usando terno preto, camisa branca e gravata azul escuro
Por Tom Metcalf
24 de Outubro, 2023 | 04:01 PM

Bloomberg — Steve Schwarzman disse que um dos motivos pelos quais está sendo difícil atrair os trabalhadores de volta aos escritórios é porque eles têm de uma carga de trabalho mais leve em casa.

O CEO da Blackstone (BX), uma das maiores empresas de private equity e de real estate do mundo, proprietária de imóveis comerciais, disse que muitas pessoas ganharam com a jornada remota porque descobriram que “não trabalhavam tanto” e economizavam dinheiro com deslocamento, almoço e roupas de trabalho.

Isso tem contribuído para a contínua vacância de prédios de escritórios nos Estados Unidos, e Schwarzman disse esperar que as empresas reduzam o espaço quando seus contratos de locação terminarem e algumas dessas propriedades “não sobreviverem como entidades econômicas”.

Ainda assim, ele disse que os edifícios de escritórios mais novos estavam se mostrando resistentes e que a demanda por outras categorias de imóveis, como armazéns, continua a aumentar.

PUBLICIDADE

Nos próprios escritórios da Blackstone, espera-se que todos os executivos e profissionais de investimento estejam em suas mesas cinco dias por semana.

Há um número cada vez maior de pesquisas sobre a produtividade do trabalho remoto, com estudos que sugerem efeitos positivos e negativos.

Um artigo recente do economista do Federal Reserve Anthony Diercks contestou a visão predominante dos CEOs de que o trabalho totalmente remoto leva a uma produtividade menor.

PUBLICIDADE

Diercks observou que grande parte da pesquisa que sustenta essa conclusão envolveu trabalhadores que trabalham com dados, por exemplo, e não deve ser generalizada para todos os profissionais de escritório. O efeito do trabalho remoto sobre a produtividade “depende do indivíduo”, disse ele.

Schwarzman fez seus comentários em um painel na última edição da Future Investment Initiative em Riad. O executivo pode ter se consolado com os comentários do CEO do Goldman Sachs (GS), David Solomon, cujos funcionários voltaram em grande parte para suas mesas de trabalho.

Na ocasião, Solomon disse que sua empresa está, “de modo geral, operando da mesma forma agora que antes da pandemia”.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Varejo reforça a aposta em IA e redes sociais para captar tendências