Apple ultrapassa Samsung como maior fabricante de celulares do mundo

iPhone representou um quinto do mercado global de celulares em 2023, com quase 235 milhões de vendas

Apple Stores As Retailer Faces Important Ban On Apple Watches
Por Vlad Savov
17 de Janeiro, 2024 | 04:52 PM

Bloomberg — O iPhone da Apple (AAPL) superou os dispositivos da Samsung, se tornando o modelo de smartphone mais vendido ao longo de 2023 — sendo esta a primeira vez que a maior empresa da Coreia do Sul perdeu a liderança desde 2010.

O smartphone da Apple representou um quinto do mercado global, com quase 235 milhões de remessas no ano passado, estima a empresa de pesquisa IDC.

A Samsung, cujas remessas caíram dois dígitos para 226,6 milhões, ficou em segundo lugar, à frente de fabricantes chineses como a Xiaomi.

Embora a Apple já costumasse dominar o trimestre de cada fim de ano, sua ascensão à frente da Samsung ao longo de um ano inteiro é inédita e sugere que a Apple está resistindo melhor do que os concorrentes a uma queda geral na indústria.

PUBLICIDADE
Samsung vs. Appledfd

A Apple se beneficiou de ofertas agressivas que incentivaram uma mudança para dispositivos premium. Ela conseguiu expandir as remessas em 2023, apesar de uma recepção morna no final do ano para o iPhone 15 na China, seu maior mercado internacional, onde a crescente popularidade da Huawei Technologies e uma proibição crescente de uso pelo governo estão prejudicando as vendas.

“Embora tenhamos visto um crescimento forte de players de Android de baixo custo como Transsion e Xiaomi na segunda metade de 2023, proveniente do rápido crescimento nos mercados emergentes, o maior vencedor é claramente a Apple”, disse Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC.

“Tudo isso apesar dos desafios regulatórios crescentes e da competição renovada da Huawei na China, seu maior mercado. O sucesso contínuo e a resistência da Apple são na maioria devido à tendência crescente de dispositivos premium, que agora representam mais de 20% do mercado.”

PUBLICIDADE

A mudança na cadeia de preços dos smartphones tem sido impulsionada em parte por ofertas atrativas de troca e financiamento sem juros, disse a IDC. A Apple foi a única entre os três principais players globais a registrar crescimento, de 3,7%, mas não escapou da queda geral.

As vendas na China do iPhone de última geração estão significativamente abaixo do seu antecessor, com alguns analistas esperando que essas quedas se aprofundem.

Parte do desafio da Apple no maior mercado de dispositivos móveis do mundo vem da Huawei, potência tecnológica local, que recuperou parte da participação de mercado perdida após sanções dos EUA ao lançar o smartphone Mate 60 Pro com um processador avançado feito na China. Nesta semana, a Apple introduziu descontos raros no iPhone no país, de até 5% por aparelho, na tentativa de conter uma erosão adicional nas vendas.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Apple remove monitor de oxigênio de modelos mais recentes do Watch após proibição

Como a Microsoft superou a Apple e se tornou a empresa de maior valor de mercado

Após rali de big techs, investidores apostam em outras empresas do setor