Prêmios de risco e pulso da economia: os eventos que movem os mercados hoje

A cereja do bolo é esperada para amanhã, com a divulgação do ‘payroll’ nos EUA, mas os investidores estarão atentos a qualquer pista que sinalize os próximos passos na política monetária do Fed

Estes são os eventos que orientam os investidores hoje
05 de Outubro, 2023 | 06:00 AM

Barcelona, Espanha — A sessão de hoje é de “esperar para ver”. Em um dia de poucas referências de peso nos fronts macro e microeconômicos, os investidores guardam suas expectativas para amanhã, quando saem os dados mensais sobre a folha de pagamentos dos Estados Unidos, o “payroll”. O informe é amplamente esperado porque dá a temperatura do mercado de trabalho e pode indicar como será o roteiro do Federal Reserve (Fed) em matéria de juros. Se a criação de vagas se desvanece, como mostraram indicadores de ontem, o banco central poderia relaxar sua política monetária.

🌡️ A temperatura da economia. O grosso das notícias de impacto é esperado para amanhã, mas hoje, além de declarações de membros do Fed e do Banco Central Europeu (BCE), está agendada a divulgação dos Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego. O mercado ainda deve repercutir o alívio trazido ontem por alguns indicadores, que mostram um arrefecimento no setor de serviços e também nas contratações pelas empresas norte-americanas. Alívio porque, confirmado o ritmo mais lento de expansão econômica, diminuem as apostas de uma alta dos juros pelo Fed agora em novembro.

PUBLICIDADE

⛈️ Já passou a tempestade? Principal catalisador do nervosismo dos mercados nas últimas sessões, os títulos do Tesouro dos EUA subiam esta manhã, embora bem distantes das máximas de 16 anos atingidas esta semana. O bônus com vencimento em 10 anos marcava em torno de 4,73%, alta discreta sobre ontem. Alguns analistas acreditam que o disparo recente dos prêmios de risco dos títulos de renda fixa pode ter sido exagerado. Eles esperam que estes ativos moderem suas perdas e que isso, junto com resultados corporativos construtivos, dê ao mercado acionário espaço para algum respiro nas próximas semanas.

🎯 Amazon e Microsoft na mira. Os serviços de nuvem da Amazon e da Microsoft estão sendo investigados pelo órgão de fiscalização antitruste do Reino Unido, devido a preocupações de que as empresas norte-americanas estejam abusando de seu poder de mercado. O órgão regulador das telecomunicações solicitou oficialmente à Autoridade de Concorrência e Mercados britânica uma investigação formal depois que seu próprio estudo de um ano encontrou evidências de que a Amazon e a Microsoft dificultavam que os clientes usassem vários fornecedores ou trocassem de provedor.

📈 O vaivém dos ativos. Os primeiros negócios indicavam um rumbo errático. Os índices futuros dos EUA, que antes subiam, passavam à queda. Na Europa, as bolsas operavam em alta, após três dias seguidos de perda generalizada. Na Ásia, onde o mercado chinês continua fechado pelo feriado prolongado, as bolsas fecharam no azul, com destaque para o índice japonês Nikkei (+1,80%). Em outros mercados, o prêmio de risco do título de 10 anos dos EUA subia para 4,74% às 5h57 de Brasília. O ouro subia discretamente, próximo à estabilidade, enquanto os contratos de petróleo bruto WTI mudavam de sinal e caíam. No mercado cambial, o euro, o iene e a libra esterlina se depreciavam frente ao dólar.

PUBLICIDADE

(Com informações de Bloomberg News)

Os mercados esta manhã Cotações

🟢 As bolsas ontem (04/10): Dow Jones de Industriales (+0,39%), S&P 500 (+0,81%), Nasdaq Composite (+1,35%), Stoxx 600 (-0,14%), Ibovespa (+0,17%)

Os mercados dos EUA voltaram a se recuperar após indicações de o Fed poderia se abster de novos aumentos nos juros. As empresas dos EUA criaram em setembro o menor número de empregos desde o início de 2021, sugerindo que a demanda por mão de obra em vários setores está esfriando. Outro informe mostrou que o setor de serviços retrocedeu no mês passado para o menor nível deste ano..

Saiba mais sobre o vaivém dos Mercados e se inscreva no After Hours, a newsletter vespertina da Bloomberg Línea com o resumo do fechamento dos mercados.

Na agenda

Esta é a agenda prevista para hoje:

Feriado: China

PUBLICIDADE

PMI de Construção: Zona do Euro, Reino Unido, Alemanha, França, Itália)

EUA: Demissões Anunciadas Challenger/Set, Pedidos Iniciais de Seguro-Desemprego, Balança Comercial/Ago)

Europa: Reino Unido (Empréstimos Garantidos por Hipotecas); Alemanha (Balança Comercial/Ago); França (Produção Industrial/Ago)

PUBLICIDADE

Ásia: Japão (Gastos Domésticos/Ago, Massa Salarial/Ago)

América Latina: México (Confiança do Consumidor); Argentina (Produção Industrial/Ago)

Bancos centrais: Discursos de Mary Daly, Loretta Mester, Tom Barkin e Michael Barr (Fed); Luis de Guindos e Philip Lane (BCE)

🗓️ Os eventos de destaque na semana →

Leia também:

Breakfast: Brasil na rota dos ETFs

Michelly Teixeira

Jornalista com mais de 20 anos como editora e repórter. Em seus 13 anos de Espanha, trabalhou na Radio Nacional de España/RNE e colaborou com a agência REDD Intelligence. No Brasil, passou pelas redações do Valor, Agência Estado e Gazeta Mercantil. Tem um MBA em Finanças, é pós-graduada em Marketing e fez um mestrado em Digital Business na ESADE.