Prêmio Earthshot e o holofote em iniciativas ambientais

Também no Breakfast: Iguatemi começa a colher frutos de otimização de portfólio, diz CFO | Apple prepara notebook ‘low cost’ para desafiar modelos com Windows |CEO da Embraer diz que crise de supply chain ‘acabou’

Bom dia! Este é o Breakfast, o seu primeiro gole de notícias
05 de Novembro, 2025 | 07:09 AM

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

O Prêmio Earthshot, criado pelo príncipe William, do Reino Unido, se tornou um “holofote” para iniciativas que buscam reduzir os problemas ambientais no mundo, na avaliação do investidor brasileiro Eduardo Mufarej, que recentemente foi nomeado como um de seus conselheiros (trustee).

PUBLICIDADE

Segundo ele, a premiação coloca em evidência soluções que desafiam o status quo e que podem ser escaláveis, com o objetivo de diminuir o impacto negativo da ação humana sobre o meio ambiente.

“O que o Earthshot espera fazer é que as iniciativas nomeadas ou premiadas se tornem mais conhecidas, para que elas possam ser mais adotadas e ganhem maior tração”, disse Mufarej em entrevista à Bloomberg Línea.

Mufarej é o único brasileiro no conselho do prêmio, em que divide a responsabilidade com nomes como Jacina Ardern, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Christiana Figueres, uma das principais articuladoras do Acordo de Paris, além do próprio príncipe William.

PUBLICIDADE

O herdeiro do trono britânico está no Rio de Janeiro nesta semana para participar da cerimônia de premiação do Earthshot, que ocorre nesta quarta-feira (5) na capital fluminense, não por acaso às vésperas da COP30 no Brasil, em Belém.

⇒ Leia mais: Prêmio Earthshot, do príncipe William, é ‘holofote’ climático, diz Eduardo Mufarej

Eduardo Mufarej, ex-sócio da Tarpon e fundador do RenovaBR (Foto: Divulgação)

No radar dos mercados

As ações globais operam em queda nesta quarta-feira (5) após um rally nas ações de tecnologia, à medida que investidores continuaram a reduzir posições nos maiores beneficiários do boom da inteligência artificial.

PUBLICIDADE

- Acordo comercial sobre o agro. A China anunciou que removerá tarifas retaliatórias sobre soja, milho, trigo, sorgo e frango dos EUA após Washington reduzir pela metade as taxas ligadas ao fentanil sobre produtos chineses. A medida faz parte de um pacto comercial de um ano firmado entre Donald Trump e Xi Jinping.

- Novo Nordisk sob impacto do Ozempic. A companhia cortou pela quarta vez neste ano suas projeções de receita e lucro, após resultados trimestrais terem vindo abaixo do esperado e queda nas vendas dos medicamentos Wegovy e Ozempic. As ações, que já perderam metade do valor em 2025, oscilaram após o anúncio.

- Elétricos no foco da BMW. A demanda pelo novo SUV elétrico iX3, da BMW, ficou acima do esperado, com impulso de pedidos da Europa. A montadora busca recuperar espaço na China, onde enfrenta forte concorrência de marcas locais como BYD e Xiaomi.

PUBLICIDADE

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Ações globais 05/11/25
🔘 As bolsas ontem (04/11): Dow Jones Industrials (-0,55%), S&P 500 (-1,17%), Nasdaq Composite (-2,04%), Stoxx 600 (-0,30%), Ibovespa (+0,17%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Apple prepara notebook ‘low cost’ para desafiar modelos com Windows e ChromeOS

CEO da Embraer diz que crise de supply chain ‘acabou’, mas mantém projeção cautelosa

Azul obtém aval da Justiça americana para plano de financiamento apoiado por credores

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Iguatemi colhe frutos de otimização de portfólio e vê ganhos adicionais, diz CFO | Governo reduz meta de curto prazo para fundo verde de US$ 125 bi

• Opinião Bloomberg: Buffett se despede da carta da Berkshire como maior investidor e escritor de finanças

• Para não ficar de fora: Petrobras enfrenta obstáculos em venda de campos em águas rasas, segundo fontes

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)