Bloomberg — O petróleo avança nesta segunda-feira (6) depois que a Arábia Saudita e a Rússia reafirmaram que vão manter a restrição no fornecimento de petróleo de mais de 1 milhão de barris por dia até o final do ano. O preço de referência global do Brent se aproximou de US$ 86 por barril, enquanto o do tipo West Texas Intermediate (WTI) estava próximo de US$ 81.
Essa decisão veio após uma queda de mais de 6% nos preços do petróleo na semana passada, devido à redução do prêmio de risco relacionado ao conflito entre Israel e o Hamas e preocupações com a demanda global mais fraca.
As cotações do petróleo dispararam depois que o Hamas atacou Israel no dia 7 de outubro, mas esses ganhos já foram quase totalmente apagados, uma vez que a guerra permaneceu contida e não interrompeu o fornecimento da região do Oriente Médio, fonte de cerca de um terço do petróleo mundial.
Embora ainda exista a possibilidade de que o conflito se espalhe pela região, uma perspectiva econômica global enfraquecida agora se tornou o principal motor de preços.
Uma contração surpreendente na manufatura chinesa no mês passado levantou dúvidas sobre a recuperação do maior importador de petróleo do mundo, enquanto os estoques dos Estados Unidos estão aumentando. Mesmo o dólar em queda, que torna o petróleo mais barato para a maioria dos compradores, não foi suficiente para conter a tendência de queda da commodity.
“Provavelmente será uma recuperação lenta e turbulenta para o petróleo, à medida que ele descarta o prêmio de risco do conflito Israel-Hamas e se reconecta com o sentimento econômico”, disse Vandana Hari, fundadora da Vanda Insights. “A única certeza relativa está no lado do fornecimento, com a Opep+ mantendo as metas de produção estáveis até o final do ano.”
No Oriente Médio, Israel intensificou seu ataque a Gaza, cercando completamente a cidade de Gaza, enquanto Washington corre para ampliar seus esforços diplomáticos. O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez uma parada não programada em Bagdá com o objetivo de evitar a propagação da guerra e também se encontrou com o presidente palestino na Cisjordânia.
Enquanto isso, a Saudi Aramco manteve inalterados os preços de venda oficiais de dezembro para duas das cinco categorias de petróleo para os clientes asiáticos, ao mesmo tempo que aumentou os níveis de oferta para algumas variedades.
A empresa deixou todos os preços para a América do Norte inalterados, mas reduziu os valores para a Europa, onde a demanda está enfraquecendo.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Rio Bravo vê risco em aposta em juro no país com incerteza fiscal e aperto do Fed
As 12 ações mais recomendadas para novembro, segundo 14 bancos e corretoras
©2023 Bloomberg L.P.