O plano da Heineken para crescer em chope

Também no Breakfast: A projeção do Itaú para dobrar a carteira de varejo | O valuation de US$ 187 bi da Anthropic | A cisão da Kraft Heinz após 10 anos de estratégias frustradas

Bom dia! Este é o Breakfast, o seu primeiro gole de notícias
03 de Setembro, 2025 | 06:57 AM

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Uma das marcas de cerveja mais conhecidas do mundo, a irlandesa Guinness “surfou” em um desafio viral para aumentar suas vendas no Reino Unido nos últimos meses. Em milhões de posts nas redes sociais, as pessoas tentavam “split the G”, ou seja, dividir o G da logomarca no copo com um único gole, o que ampliou o consumo.

PUBLICIDADE

No Brasil, outro nome global de peso no mercado de cervejas também aposta em usar o desenho da marca no copo estilizado para impulsionar as vendas, mas com olhar para o serviço. Para a Heineken, o foco está no “ombro” da estrela, que deve ficar alinhada com a espuma do chope quando servido com perfeição.

Isso é o que prega o treinamento desenvolvido pela marca na tentativa de transformar o seu chope em ritual de consumo para os brasileiros.

O movimento faz parte de uma estratégia maior de “premiumização” e de expansão de embalagens retornáveis, em linha com a busca do consumidor por experiências fora do lar e também mais sustentáveis.

PUBLICIDADE

“Nós já mostramos ao brasileiro que cerveja não é tudo igual. Agora queremos que o consumidor perceba também que a experiência do chope pode ser diferente e melhor”, disse Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Governamentais, em entrevista à Bloomberg Línea.

⇒ Leia mais: A Heineken chegou à liderança em puro malte no Brasil. Agora quer avançar em chope

A barperson pours a pint of Heineken beer, brewed by Heineken NV at a public house in London, U.K.  Photographer: Jason Alden/Bloomberg

No radar dos mercados

As ações globais registraram uma recuperação modesta nesta quarta-feira (3), enquanto investidores acompanham a venda de títulos de longo prazo, alimentada pela ansiedade em relação à inflação e ao aumento da dívida pública.

PUBLICIDADE

- Tyson nomeia COO. A Tyson Foods nomeou o chefe de seu negócio de aves, Devin Cole, como diretor de operações (COO), enquanto a gigante da carne dos EUA sinaliza mais mudanças na administração associadas ao seu planejamento de sucessão.

- Disputa por chips. Os EUA revogaram a autorização da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) para enviar equipamentos essenciais para sua principal base chinesa de fabricação de chips, potencialmente reduzindo sua capacidade de produção nessa instalação de geração mais antiga.

- Avanço da Meta em IA. O principal pesquisador de inteligência artificial da Apple para robótica deixou a empresa para se juntar ao esforço concorrente da Meta, parte de um êxodo de talentos em IA da fabricante do iPhone e de uma estratégia de empresa de Mark Zuckerberg para avançar em IA.

PUBLICIDADE

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Mercados nesta quarta-feira (03)
🔘 As bolsas ontem (02/09): Dow Jones Industrials (-0,55), S&P 500 (-0,69), Nasdaq Composite (-0,82), Stoxx 600 (-1,50%), Ibovespa (-0,67%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Itaú Day: banco projeta dobrar carteira de varejo e chegar a 75% de clientes digitais

Brasil volta ao mercado global de dívida e capta no maior ritmo desde 2014

Controladores da Raízen estudam venda de participação para Mitsubishi, dizem fontes

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: O sucesso na Nespresso credenciou o novo CEO da Nestlé. O mercado tem suas dúvidas | Anthropic, do chatbot Claude, é avaliada em US$ 183 bi em nova rodada de investimento

• Opinião Bloomberg: Cisão da Kraft Heinz não é capaz de reverter oportunidades perdidas durante 10 anos

• Para não ficar de fora: 600 economistas, incluindo ganhadores do Nobel, apoiam Lisa Cook em carta

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)