Minério estende a alta com a estabilidade no setor imobiliário da China

Cotação do principal produto da Vale superou as máximas de sete meses pelo terceiro dia seguido nesta sexta com perspectivas de melhoria no país asiático

Prédios em construção em Pequim
Por Liz Ng "Liz"
10 de Novembro, 2023 | 09:00 AM

Bloomberg — O minério de ferro, principal produto da Vale (VALE3), superou máximas de sete meses pelo terceiro dia consecutivo em meio a sinais de estabilização do setor imobiliário na China.

Os futuros em Singapura subiram até 1,7%, para US$ 127,35 a tonelada nesta sexta-feira (10), fechando a terceira semana seguida de ganhos. A alta desde a mínima de maio já é de 33%.

PUBLICIDADE

Dezesseis grandes cidades chinesas retiraram tetos de preço para leilões de terras, o que deve ajudar a impulsionar o investimento imobiliário, segundo o jornal estatal China Securities Journal. A construção de moradias e infraestrutura é o principal motor da demanda por aço no país.

“O ritmo de redução de dívida no setor imobiliário pode acelerar e o aço se beneficiará da melhora na demanda”, afirmou a CCB Futures.

Os estoques baixos de minério nas usinas siderúrgicas chinesas e a expectativa de reabastecimento sazonal antes do feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro também melhoram as perspectivas para a demanda.

PUBLICIDADE

Nos portos do país, os estoques de minério estão em um quinto do nível registrado um ano atrás, segundo dados da Steelhome.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

PUBLICIDADE

Lucro da Petrobras recua 42% com queda do petróleo e da margem de derivados

As visões destes três bilionários brasileiros para a economia em 2024