Minério de ferro atinge máxima de sete semanas com problemas em minas na Austrália

Depois de um tombo de quase 30% no primeiro trimestre, a recuperação do minério de ferro este mês reduziu a baixa no ano para cerca de 16%

Operação de minério de ferro da Fortescue Metals Group na Austrália
Por James Poole
24 de Abril, 2024 | 08:40 AM

Bloomberg — O minério de ferro deu um novo salto depois que a Fortescue disse que problemas em minas no oeste da Austrália provavelmente puxarão seus embarques para o limite inferior de seu guidance para o ano.

Os futuros em Singapura chegaram a subir 5,3% nesta quarta-feira (24), para US$ 118,70 a tonelada. A mineradora australiana disse que as exportações caíram 6% no último trimestre fiscal em relação ao mesmo período do ano anterior, devido a um descarrilamento de um vagão de minério e tempo ruim.

A faixa de embarques estimados para o ano fiscal que termina no final de junho é de 192 milhões a 197 milhões de toneladas.

Leia mais: Minério de ferro pode voltar aos US$ 100 e iniciar novo selloff, diz casa de análise

PUBLICIDADE

Um pouco de otimismo com relação ao mercado imobiliário da China também melhorou a confiança. O setor tem registrado uma demanda persistente e tem bastante espaço para expansão, com a melhora dos padrões de vida no país e a urbanização, afirmou o Diário Econômico do governo.

A estimativa da Fortescue foi “surpreendentemente baixa”, disse Cao Ying, analista da SDIC Essence Futures. “Também parece que a produção e as vendas de produtos siderúrgicos na China estão indo bem recentemente”.

Em Shenzhen, para estimular os negócios imobiliários, 13 incorporadoras permitirão que os clientes cancelem contratos de compra se não conseguirem vender suas atuais casas dentro de 90 dias.

PUBLICIDADE
 Contatos futuros sobem com melhora do sentimento sobre a economia da Chinadfd

Mas os preços dos imóveis continuaram a cair em março, e a queda ainda não atingiu o fundo do poço, segundo o Goldman Sachs (GS), mesmo com medidas para estimular a demanda.

Depois de um tombo de quase 30% no primeiro trimestre, a recuperação do minério de ferro este mês reduziu o declínio no ano para cerca de 16%. Os estoques nos portos chineses continuam perto dos níveis mais altos em cerca de dois anos.

A queda da cotação do minério contrasta com uma alta de cerca de 12% até agora em 2024 de um índice de seis metais básicos negociados na Bolsa de Metais de Londres.

Veja mais em bloomberg.com