Inflação nos EUA, IGP-10 e os principais assuntos na semana que começa

Em semana mais curta no Brasil por conta do feriado prolongado de Carnaval, dados de inflação nos Estados Unidos (CPI) são destaque

Por

Bloomberg — Os dados de inflação medidos pelo CPI nos Estados Unidos, que serão divulgados quando o mercado brasileiro estiver fechado no feriado de Carnaval, devem ser um fator de cautela para o investidor.

No Brasil, a pesquisa Focus e o IGP-10 mobilizam os operadores de juros futuros após um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) salgado. Destaque ainda para o vencimento de opções da bolsa.

Confira a seguir os principais assuntos da semana que começa:

CPI americano

O mercado aguarda o CPI dos EUA, que sai na terça-feira (13) e deve afinar as apostas para as próximas decisões do Federal Reserve. As expectativas de cortes de juros em março, e mesmo em maio, diminuíram com dados fortes de empregos e falas hawkish (favoráveis a juros mais altos) de dirigentes do BC americano.

Dado do varejo também tende a gerar volatilidade. Na Europa, o PIB do Reino Unido pode mostrar o país em recessão técnica, segundo a Bloomberg Economics. A inflação na Argentina deverá mostrar nova alta em janeiro, na esteira da desvalorização de 54% do peso em meados de dezembro.

Focus e IGP-10

O mercado monitora a pesquisa Focus após o feriado de Carnaval, na esteira do IPCA acima do previsto de janeiro, pressionado por preços de alimentos e serviços.

A curva de juros passou a precificar uma Selic final na casa de 9,5% diante da resiliência da alta de preços. A FGV divulga o IGP-10 de fevereiro na sexta-feira (16).

Vencimento de opções

A B3 tem o vencimento de opções sobre o Ibovespa no dia 14 e sobre ações no dia 16. A agenda dos próximos dias parece esvaziada pelo feriado prolongado, mas há expectativa sobre a oferta de ações do Pão de Açúcar (PCAR3), que deve sair após o balanço, e sobre venda de ativos, como a que a EDP Brasil (ENBR3) pretende retomar com suas hidrelétricas.

Negociações com Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ao presidente da Câmara, Arthur Lira, que a partir de agora terá um canal direto com ele, durante reunião entre ambos na manhã de sexta-feira (9) no Palácio da Alvorada, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Um dos pontos de divergência do governo com parlamentares envolve a reoneração da folha de pagamentos, importante para o ajuste fiscal. O ministério da Fazenda e o Congresso negociam mudanças no prazo e no alcance da reoneração, disse o jornal Estado de S. Paulo, sem revelar como obteve a informação.

Lula na África

Lula fará, nesta semana, a segunda viagem oficial do atual mandato ao continente africano, com compromissos no Egito, entre os dias 14 e 15 de fevereiro, e Etiópia, entre 16 e 18, segundo o site do governo.

Na capital etíope, Adis Abeba, ele vai participar como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana. Os dois países se tornaram integrantes do Brics em 2024.

Veja mais em bloomberg.com

Leia também:

Novo streaming de esporte com ESPN pode acelerar derrocada da TV paga

Wegovy 2.0? Como nova pílula para perda de peso criou um dilema para Novo Nordisk