Ibovespa fecha acima dos 140 mil pontos pela primeira vez; ações da Gol sobem 12%

Bolsas americanas tiveram pregão de queda depois de rali nos mercados nos últimos dias

After Hours
20 de Maio, 2025 | 06:06 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou pela primeira vez acima da marca dos 140.000 pontos nesta terça-feira (20). O principal índice da B3 avançou 0,34%, para 140.109 pontos.

O dólar voltou a subir após queda da véspera. A moeda americana avançou 0,26% ante o real, cotada a R$ 5,67.

PUBLICIDADE

O início do dia foi de correção, com o Ibovespa acompanhando o desempenho das bolsas americanas. A virada veio após o Morgan Stanley elevar a classificação das ações brasileiras para overweight (equivalente a compra), citando potencial início de uma mudança na política fiscal, o fim da alta da Selic e valuations baratos.

Leia também: Principal Asset vê novo aumento da Selic com estímulos do governo e cenário externo

Fechamento 20/05/2025

O banco está se tornando mais construtivo em relação a ações da América Latina, especialmente no Brasil, já que as próximas eleições de 2026 “abrem a oportunidade de iniciar uma mudança de política muito necessária, especialmente na política fiscal”, estrategistas liderados por Nikolaj Lippmann escreveram em uma nota aos clientes.

PUBLICIDADE

Ainda assim, o banco observa que os riscos para investimento no Brasil continuam altos. “Não esperamos uma mudança de política antes de 2027”, acrescentaram.

No cenário macroeconômico, os investidores aguardam o anúncio das medidas fiscais apresentadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa é que elas sejam divulgadas ainda esta semana.

Nos EUA, as bolsas recuaram após o rali dos últimos dias. O S&P 500 caiu 0,39%, enquanto Nasdaq e Dow Jones tiveram baixas de 0,38% e 0,27%, respectivamente.

PUBLICIDADE

Leia também: Nubank anuncia saída do presidente e COO Youssef Lahrech; David Vélez assume funções

Gol sobe 12%

A Gol (GOLL4) informou em fato relevante nesta terça-feira que espera deixar o processo de Chapter 11 nos Estados Unidos – processo similar à recuperação judicial no Brasil – após corte de Nova York aprovar seu plano de reestruturação.

A empresa disse que agora está focada em concluir as etapas finais necessárias para encerrar o processo do Chapter 11, incluindo a realização de sua assembleia geral para aprovar o aumento de capital previsto no plano, que ocorrerá em 30 de maio.

PUBLICIDADE

As ações da companhia aérea saltaram 12,09% após notícia.

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também: Guerra do delivery: 99 aposta em garantia de valor mínimo diário a entregadores

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.