Ibovespa sobe com julgamento de Bolsonaro e inflação dos EUA no radar

Bolsas americanas operam em compasso de espera antes da divulgação de indicadores de inflação que possam reforçar as expectativas de cortes de juros para a próxima semana

No exterior, investidores aguardam a divulgação de dados de inflação que possam reforçar as expectativas por corte de juros.  (Foto: Patricia Monteiro/Bloomberg)
09 de Setembro, 2025 | 11:19 AM

Bloomberg Línea — Em um dia de agenda esvaziada, o Ibovespa (IBOV) volta a subir enquanto investidores monitoram a retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aguardam a divulgação de indicadores de inflação nos Estados Unidos.

O principal índice da B3 tinha alta de 0,21% por volta das 11h desta terça-feira (9), aos 142.067 pontos.

PUBLICIDADE

Já o dólar comercial (USDBRL) mantinha a toada do pregão anterior e operava perto da estabilidade no mesmo horário, com leve alta de 0,05% e cotado a R$ 5,42.

No cenário local, a expectativa é pela retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados acusados de articular um golpe de Estado.

O processo será retomado nesta terça-feira (9), com o voto do relator Alexandre de Moraes, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é de que o julgamento seja concluído ainda esta semana, até sexta-feira (12).

PUBLICIDADE

No exterior, a expectativa segue com a divulgação de dados de inflação que possam reforçar as expectativas por corte de juros.

Na quarta-feira (10), será divulgado o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de agosto, que deve indicar como anda a pressão da inflação sobre a cadeia produtiva.

O dado mais aguardado, no entanto, é o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de agosto, que será divulgado na quinta-feira (11) e é considerado o principal termômetro da inflação americana.

PUBLICIDADE

Investidores observarão a divulgação dos dados na expectativa por sinais para a decisão da próxima semana do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). A próxima reunião está marcada para os dias 16 e 17.

Enquanto os dados não são divulgados, as principais bolsas americanas operam em compasso de espera em leve alta.

O S&P 500 subia 0,04% por volta das 11h, enquanto Nasdaq e Dow Jones tinham ganhos de 0,05% e 0,10% no mesmo horário.

PUBLICIDADE

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Solomon, CEO do Goldman Sachs, diz que não vê urgência em cortes de juros pelo Fed

Investigação da Reag pesou para BC reprovar compra do Master pelo BRB, dizem fontes