Ibovespa sobe 1% com IPCA-15 abaixo do esperado em maio; dólar cai a R$ 5,65

Resultado do IPCA-15 surpreendeu o mercado; ações da Vamos subiram 9,7%. Nos EUA, índices em Nova York subiram após o feriado na véspera

After Hours
27 de Maio, 2025 | 06:03 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou esta terça-feira (27) em alta, com investidores reagindo a dados de inflação abaixo do esperado no Brasil.

O principal índice da bolsa brasileira avançou 1,02%, aos 139.541 pontos. Já o dólar recuou 0,53%, aos R$ 5,65.

PUBLICIDADE
Fechamento 27/05/2025

Os movimentos ocorreram após a divulgação da prévia da inflação oficial do país, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), que desacelerou para 0,36% neste mês de maio, ante expectativa de alta de 0,44%.

Leia também: IPCA-15 desacelera em maio com alívio de transportes, mas segue acima da meta

No resultado anual, o indicador subiu 5,4%, abaixo das expectativas de analistas compiladas pela Bloomberg, que apontava uma mediana de 5,49%.

PUBLICIDADE

O dado contribui para a expectativa de que o Banco Central deve manter as taxas de juros inalteradas na próxima reunião em vez de manter a toada de alta.

“No geral, essa foi uma boa leitura após uma série de relatórios ruins”, disse à Bloomberg News Flavio Serrano, economista-chefe do Banco BMG, sobre os dados de inflação.

Leia também: Galaxy Digital e as empresas que lideram rali cripto após alta histórica do bitcoin

PUBLICIDADE

O cenário foi especialmente positivo para as ações ligadas à economia doméstica.

A Vamos (VAMO3) liderou os ganhos do dia com valorização de 9,69%. Na sequência, Assaí (ASAI3) e CVC (CVCB3) tiveram altas de 7,61% e 6,67%, respectivamente.

Leia também: Inadimplência no agro força ‘acerto de contas’ no Banco do Brasil

PUBLICIDADE

No exterior, as bolsas americanas voltaram do feriado do Memorial Day também em alta, em reação de investidores à notícia de que o presidente americano, Donald Trump, decidiu estender o prazo até 9 de julho para que a União Europeia enfrente tarifas de 50% sobre os produtos exportados aos EUA - ou seja, com seis semanas para que haja avanço nas negociações para um acordo.

Trump disse a repórteres no domingo que teve uma “conversa muito agradável” com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e concordou em adiar a data.

Von der Leyen afirmou em uma publicação no X no início do domingo que a Europa estava pronta para “avançar nas negociações de forma rápida e decisiva”.

O S&P 500 subiu 2,05%, o Dow Jones teve alta de 1,78% e o Nasdaq 100 avançou 2,47%.

- Com informações da Bloomberg News.

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.