Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em alta nesta terça-feira (27), com investidores reagindo a dados de inflação abaixo do esperado no Brasil.
O principal índice da bolsa brasileira avançava 1,25% por volta das 10h45, aos 139.826 pontos. Já o dólar recuava 0,19%, aos R$ 5,66.
Os movimentos ocorrem após a divulgação da prévia da inflação oficial do país, o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), que desacelerou para 0,36% neste mês de maio, ante expectativa de alta de 0,44%.
Leia também: IPCA-15 desacelera em maio com alívio de transportes, mas segue acima da meta
No resultado anual, o indicador subiu 5,4%, abaixo das expectativas de analistas compiladas pela Bloomberg, que apontava uma mediana de 5,49%.
O dado contribui para a expectativa de que o Banco Central mantenha as taxas de juros inalteradas na próxima reunião em vez de manter a toada de alta.
“No geral, essa foi uma boa leitura após uma série de relatórios ruins”, disse à Bloomberg News Flavio Serrano, economista-chefe do Banco BMG, sobre os dados de inflação.
Leia também: Galaxy Digital e as empresas que lideram rali cripto após alta histórica do bitcoin
O cenário é positivo para as ações ligadas à economia doméstica.
A Vamos (VAMO3) liderava os ganhos do dia com valorização de 6,78%. Na sequência, Magazine Luiza (MGLU3) e Azul (AZUL4) tinham altas de 5,75% e 4,59%, respectivamente.
Leia também: Inadimplência no agro força ‘acerto de contas’ no Banco do Brasil
No exterior, as bolsas americanas voltam do feriado do Memorial Day também em alta, em reação de investidores à notícia de que o presidente americano, Donald Trump, decidiu estender o prazo até 9 de julho para que a União Europeia enfrente tarifas de 50% sobre os produtos exportados aos EUA - ou seja, com seis semanas para que haja avanço nas negociações para um acordo.
O S&P 500 subia 1,18%, o Dow Jones tinha alta de 0,92% e o Nasdaq 100 avançava 1,42% também por volta das 10h45.
- Com informações da Bloomberg News.