Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recuava na manhã desta segunda-feira (12), acompanhando o clima global de aversão a risco causado pelos Estados Unidos. A escalada das tensões entre o presidente americano Donald Trump e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) preocupa investidores, que saem de opções mais arriscadas de investimentos.
O principal índice da B3 recuava 0,39% por volta das 11h, aos 162.734 pontos. Já o dólar operava em alta de 0,11% no mesmo horário, cotado a R$ 5,37.
A tensão ganhou força na noite de domingo após o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmar que o BC americano recebeu intimações do Departamento de Justiça, com ameaça de acusação criminal por conta das reformas em andamento na sede do Fed.
Powell atribuiu as intimações como um pretexto para novo ataque do governo Trump à instituição.
O presidente do Fed disse que a medida é uma consequência do fato de que a política monetária é definida conforme o que melhor “servirá ao público, em vez de seguir as preferências do presidente”.
“Trata-se de saber se o Fed poderá continuar a definir as taxas de juros com base em evidências e condições econômicas - ou se, em vez disso, a política monetária será dirigida por pressão política ou intimidação”, afirmou.
Leia também: Fed recebe intimações do Departamento de Justiça, e Powell critica ‘ameaças’ de Trump
Trump tem defendido de forma reiterada reduções expressivas nos juros, sustentando que o Fed deveria atuar para tornar a moradia mais acessível nos Estados Unidos e aliviar o custo do endividamento do governo.
Paralelamente, o presidente americano vem, há meses, ameaçando demitir Jerome Powell e chegou a tentar afastar a diretora do Fed Lisa Cook, em um processo atualmente sob análise da Suprema Corte, que deve se pronunciar sobre o caso até o fim deste mês.
A pressão do governo sobre o Fed derruba os índices futuros americanos. Os futuros do Dow Jones caíam 0,65% por volta das 11h, enquanto os do S&P500 e Nasdaq tinham baixas respectivas de 0,55% e 0,75% no mesmo horário.
-- Com informações da Bloomberg News.
Leia mais
Bradesco Asset reduz exposição ao risco em ano eleitoral, diz head de investimento
É um dos melhores momentos para investir em anos, diz head da General Atlantic no país









