Ibovespa recua com incerteza política e cautela antes de decisão do Fed

Índice opera com volatilidade diante da indefinição de um candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026; investidores aguardam corte de juros nos EUA

Senador Flavio Bolsonaro
09 de Dezembro, 2025 | 11:13 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) voltou a cair nesta terça-feira (9), em meio à volatilidade causada pela indefinição de um candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026.

O nome favorito do mercado é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A candidatura que se desenhava sofreu um revés na semana passada, quando o senador Flávio Bolsonaro afirmou que era o escolhido do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar o pleito.

PUBLICIDADE

Flávio voltou atrás no final de semana, dizendo que poderia não levar a candidatura até o final em caso de acordo com as lideranças do centro político. A incerteza, no entanto, continua.

Muitos analistas eleitorais viram o início da pena de 27 anos de prisão de Bolsonaro, no mês passado, como um ponto de inflexão que forçaria o ex-presidente a indicar um sucessor. Não há previsão de quando isso deve ocorrer, mas a data limite é em abril do próximo ano, quando Tarcísio teria de deixar o governo paulista para concorrer como candidato.

O governador tem sido cauteloso ao indicar suas ambições ao Palácio do Planalto. Na véspera, Tarcísio disse a jornalistas que permanece leal ao ex-presidente e que Flávio pode contar com ele.

PUBLICIDADE

Leia também: Tarcísio diz que permanece leal a Bolsonaro e anuncia apoio à candidatura de Flávio

O dia é de cautela também no exterior, antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que será tomada na quarta-feira (10).

A ampla expectativa é por um corte de juros de 0,25 ponto percentual, que leve a taxa para um intervalo entre 3,50% e 3,75% ao ano.

PUBLICIDADE

O aumento dos rendimentos dos títulos reduziu o apetite pelo risco, já que os investidores ficaram cautelosos quanto ao ritmo dos cortes nas taxas.

A expectativa atual é de apenas dois cortes em 2026, um recuo em relação às previsões mais otimistas das últimas semanas.

Os futuros do S&P500, e Dow Jones eram estáveis por volta das 11h, com quedas de 0,05%, 0,06%, respectivamente. Já os futuros do Nasdaq caíam 0,17% no mesmo horário.

PUBLICIDADE

-- Com informações da Bloomberg News.

Leia mais

Por que o cenário macro ‘perdeu’ espaço na estratégia da BlackRock para 2026

Com aval de Trump, Nvidia pode voltar a exportar chip de IA H200 para a China