Ibovespa recua com cautela externa após dados de inflação nos EUA

Investidores monitoram nesta quinta-feira (11) a decisão de juros pelo BCE, além de dados do PPI nos EUA e de vendas no varejo no Brasil

Renta variable
11 de Abril, 2024 | 10:40 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recua nesta quinta-feira (11), em meio ao sentimento de cautela global com a trajetória dos juros e com investidores analisando novos dados econômicos.

Por aqui, as vendas no varejo brasileiro surpreenderam ao mostrar avanço de 1% em fevereiro sobre janeiro, no maior patamar da série histórica. Na comparação anual, a alta foi de 8,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE

Já nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 0,2% em março, desacelerando ante os 0,6% de fevereiro, segundo dados do Departamento do Trabalho. Na comparação anual, a alta foi de 2,1%, o maior avanço em 11 meses, mostrando a força e persistência da inflação.

Leia mais: Empresas de LatAm voltam a se preparar para IPO nos EUA, diz escritório global

Ontem (10), dados de inflação acima do esperado nos EUA elevaram as preocupações de que o Federal Reserve possa adiar o início do ciclo de cortes, com a maior parte do mercado prevendo apenas duas reduções nas taxas este ano.

PUBLICIDADE

Por volta das 10h30 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,36%, aos 127.591 pontos. O dólar, por sua vez, operava estável, a R$ 5,07.

Ainda na cena externa, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juros inalteradas pela quinta vez consecutiva nesta manhã, e enviou seu sinal mais claro até agora de que a desaceleração da inflação em breve poderá permitir o início dos cortes.

A taxa foi mantida em 4%, um recorde histórico, conforme previsto por uma pesquisa da Bloomberg, na qual apenas um dos 62 economistas previa uma redução.

PUBLICIDADE

Os membros do Conselho, contudo, acrescentaram trechos ao comunicado que acompanha a decisão sinalizando uma redução à frente, caso as previsões econômicas atualizadas em junho indiquem espaço suficiente para tal.

-- Com informações da Bloomberg News

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.