Ibovespa recua com atenção à Super Quarta e à espera de avanço sobre tarifas

Apreensão aumenta nos mercados globais e no brasileiro em particular à medida que se aproxima o prazo final para imposição das taxas anunciadas por Trump; dólar sobe a R$ 5,60

Donald Trump
30 de Julho, 2025 | 12:28 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recua nesta quarta-feira (30) em dia de decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos – evento conhecido no mercado como Super Quarta. A grande fonte de preocupação, no entanto, é a falta de avanço nas negociações sobre as tarifas dos EUA sobre os produtos brasileiros.

O principal índice da B3 recuava 0,41% por volta das 12h10, aos 132,151 pontos. Já o dólar voltava para a tendência de alta e avança 0,66% contra o real, cotado a R$ 5,60.

PUBLICIDADE

O clima de apreensão sobre as tarifas de 50% anunciadas pelo presidente americano Donald Trump aos produtos brasileiros crescem à medida que se aproxima a data de implementação das tarifas, programada para esta sexta-feira (1º).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal The New York Times publicada nesta quarta-feira (30), que ele e autoridades do governo brasileiro têm tentado contato com Trump e seus representantes, mas sem sucesso.

“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato”, afirmou Lula.

PUBLICIDADE

Na frente de juros, a expectativa é de manutenção da taxa tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Por aqui, a Selic deve permanecer em 15% ao ano, enquanto nos EUA a taxa deve ser mantida no intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano.

A expectativa é por novas comunicações dos bancos centrais que tragam pistas sobre os próximos passos das autoridades monetárias.

Com informações da Bloomberg News.

PUBLICIDADE

Leia também

Tarifas dos EUA travam avanço de novo polo de suco de laranja no Nordeste

Santander Brasil tem queda na rentabilidade e cita ‘ambiente macro mais desafiador’

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.