Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) recua nesta quarta-feira (30) em dia de decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos – evento conhecido no mercado como Super Quarta. A grande fonte de preocupação, no entanto, é a falta de avanço nas negociações sobre as tarifas dos EUA sobre os produtos brasileiros.
O principal índice da B3 recuava 0,41% por volta das 12h10, aos 132,151 pontos. Já o dólar voltava para a tendência de alta e avança 0,66% contra o real, cotado a R$ 5,60.
O clima de apreensão sobre as tarifas de 50% anunciadas pelo presidente americano Donald Trump aos produtos brasileiros crescem à medida que se aproxima a data de implementação das tarifas, programada para esta sexta-feira (1º).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao jornal The New York Times publicada nesta quarta-feira (30), que ele e autoridades do governo brasileiro têm tentado contato com Trump e seus representantes, mas sem sucesso.
“O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato”, afirmou Lula.
Na frente de juros, a expectativa é de manutenção da taxa tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Por aqui, a Selic deve permanecer em 15% ao ano, enquanto nos EUA a taxa deve ser mantida no intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano.
A expectativa é por novas comunicações dos bancos centrais que tragam pistas sobre os próximos passos das autoridades monetárias.
– Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Tarifas dos EUA travam avanço de novo polo de suco de laranja no Nordeste
Santander Brasil tem queda na rentabilidade e cita ‘ambiente macro mais desafiador’