Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou perto da estabilidade nesta terça-feira (6), com investidores à espera das decisões sobre as taxas de juros nos Estados Unidos e no Brasil na quarta-feira (7).
O principal índice da B3 registrou leve alta de 0,02%, aos 133.516 pontos.
Mais cedo, o Ibovespa chegou a subir apoiado na alta das ações da Petrobras (PETR4).
Os papéis da petroleira subiram 1,65%, recuperando parte das perdas de 3,73% da véspera. O movimento acompanha a alta de mais de 3% do petróleo no mercado internacional, em recuperação após as perdas recentes.
No cenário macroeconômico, investidores aguardam a decisão de juros do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que acontece nesta quarta-feira e que pode ser a última do ciclo de alta da Selic.
A projeção do mercado é de nova alta de 0,5 ponto percentual na taxa de juros, levando a Selic a 14,75% ao ano.
A “Super Quarta” conta ainda com decisão de juros nos Estados Unidos. Por lá, a expectativa do mercado é que o Fed (Federal Reserve, banco central americano) mantenha a taxa de juros americana inalterada no intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano.
Os investidores mantiveram a cautela antes da decisão do Fed e seguem no aguardo de novos acordos comerciais – que, apesar de terem sido anunciados pelo governo Trump, ainda não saíram do papel.
Em clima de aversão a risco, o dólar se fortaleceu globalmente e os principais índices de ações americanos fecharam em queda. A moeda avançou 0,37% contra o real, cotada a R$ 5,71.
O S&P 500 recuou 0,77%, enquanto Nasdaq e Dow Jones tiveram baixas de 0,87% e 0,95%, respectivamente.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Do frete marítimo a portos: como a guerra tarifária afeta a logística no Brasil
Sucessor de Buffett terá teste de fogo em aposta de risco em petrolífera
Springs Capital abre com BTG Pactual como sócio e André Caldas como gestor