Ibovespa cai após TCU suspender exigência sobre meta fiscal; dólar recua a R$ 5,43

Decisão do TCU sobre a meta fiscal aumenta a cautela dos investidores; projeção da Taiwan Semiconductor impulsiona ações ligadas à IA no exterior

Papéis do Magazine Luíza (MGLU3) caíam 3,59% às 11h13 (no horário de Brasília)
16 de Outubro, 2025 | 11:21 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta quinta-feira (16).

Os ativos são pressionados pela decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que acatou um recurso do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e suspendeu temporariamente a obrigatoriedade de o Executivo mirar o centro da meta fiscal ao realizar o contingenciamento do Orçamento.

PUBLICIDADE

Às 11h13, no horário de Brasília, o principal índice dos mercados brasileiros caía 0,36%, aos 142.093 pontos. O dólar, por sua vez, recuava 0,32%, cotado a R$ 5,43.

No mesmo horário, as ações do Magazine Luíza (MGLU3) caíam 3,59%.

No cenário externo, as ações globais operavam em alta com impulso do setor de tecnologia, após uma forte projeção da Taiwan ter reforçado a confiança no boom da inteligência artificial.

PUBLICIDADE

“A temporada de resultados do terceiro trimestre deve reforçar nossa visão de que o mercado de alta permanece intacto, sustentado pela combinação de crescimento sólido dos lucros e cortes de juros pelo Fed”, disse David Lefkowitz, do UBS Global Wealth Management.

“Os resultados vão confirmar que o boom nos investimentos em IA segue bem amparado, outro importante vento favorável para as ações americanas.”

O diretor do Fed, Christopher Waller, afirmou que as autoridades podem continuar reduzindo as taxas de juros em incrementos de 0,25 ponto percentual para apoiar um mercado de trabalho enfraquecido, enquanto Stephen Miran ainda defende um corte mais amplo.

PUBLICIDADE

O presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou no início da semana que o banco central deve reduzir os custos de empréstimo em 0,25 ponto em outubro.

Embora o ‘shutdown’ do governo dos EUA tenha atrasado a divulgação de dados importantes sobre emprego e outros indicadores, os títulos do Tesouro americano continuaram com pequenas oscilações.

-- Com informações de Bloomberg News.