Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta sexta-feira (23), estendendo o movimento de baixa da véspera, quando caiu 0,44%.
Nesta sexta-feira, o principal índice da B3 recua 1% por volta das 11h03, aos 135.898 pontos.
No caso do dólar, a moeda estrangeira cai 0,29%, negociada a R$ 5,69.
A pressão vem do anúncio no fim da tarde de quinta-feira (22) do governo Lula, que congelou R$ 31 bilhões em gastos e aumentou as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em diferentes casos.
O congelamento do orçamento, confirmado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta, foi maior do que o estimado por investidores.
No exterior, a pressão vem das ameaças do presidente Donald Trump de impor tarifas agressivas à União Europeia e à Apple, o que levou a uma forte queda nas ações, desvalorização do dólar para o menor nível desde 2023 e valorização dos ativos considerados mais seguros, como títulos públicos e ouro.
O presidente americano ameaçou impor uma tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia e uma tarifa de 25% sobre a Apple caso a empresa não transfira a fabricação do iPhone para os Estados Unidos.
Segundo Trump, a tarifa sobre a UE poderá começar a valer em 1º de junho, pois “nossas discussões com eles não estão avançando”, escreveu o presidente em uma rede social.
O S&P 500 cai 1,1%, enquanto Nasdaq e Dow Jones registram quedas de 1,3% e 0,9%, respectivamente.
- Com informações da Bloomberg News.
Leia também
Este fundo brasileiro entrou no radar de Harvard e agora quer impactar a Amazônia