Ibovespa acompanha o exterior e recua com preocupação fiscal nos EUA

Na véspera, principal índice da B3 fechou pela primeira vez acima dos 140.000 pontos; dólar fica estável

Na véspera, principal índice da B3 fechou pela primeira vez acima dos 140.000 pontos; dólar fica estável
21 de Maio, 2025 | 11:13 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quarta-feira (21), acompanhando o tom negativo das bolsas nos Estados Unidos. Por lá, investidores seguem preocupados com o cenário fiscal.

O principal índice da B3 cai 0,45%, aos 139.484 pontos. No pregão anterior, o Ibovespa superou pela primeira vez a marca dos 140.000 pontos embalado pelo Morgan Stanley, que elevou a classificação das ações brasileiras para overweight (equivalente à compra).

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, no entanto, o pessimismo com os EUA volta ao radar dos investidores. A preocupação é se os EUA serão capazes de controlar o crescimento de seu déficit, que ameaça seu status como o porto seguro para investimento de todo o mundo.

“A maioria dos investidores profissionais ainda está bastante cautelosa, e acho que com razão, dadas as perspectivas econômicas e a incerteza política, que é extremamente alta”, disse à Bloomberg News Joe Little, estrategista-chefe global do HSBC Asset Management em Hong Kong.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara, Mike Johnson, afirmou que os republicanos chegaram a um acordo para aumentar a dedução de impostos estaduais e locais para US$ 40.000, sugerindo uma resolução para uma das últimas questões que travam o projeto de lei econômica do presidente Donald Trump.

O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse estar mais alarmado com o crescente déficit orçamentário do país do que com seus desequilíbrios comerciais e instou Washington a priorizar a reparação fiscal.

“Estou muito preocupado”, disse ele durante um painel de discussão no Fórum Econômico do Catar na quarta-feira (21).

PUBLICIDADE

“O déficit orçamentário é uma preocupação maior para mim do que o déficit comercial. Espero que consigamos mais cortes de gastos, é algo muito importante.”

As disputas orçamentárias em Washington são acompanhadas com lupa, e, enquanto não há definição, ações, títulos e dólar recuam.

A moeda americana cai 0,21% contra o real, cotada a R$ 5,66.

PUBLICIDADE

Entre os principais índices americanos, o S&P 500 cai 0,38%, enquanto Nasdaq e Dow Jones registram quedas de 0,17% e 0,69%, respectivamente.

- Com informações da Bloomberg News.

Leia também

Morgan Stanley melhora recomendação para o Brasil e vê sinais de ‘trade eleitoral’

Digitalização financeira no Brasil e em LatAm dá impulso ao Citi, diz CEO para região

BNDESPar reduz participação na JBS às vésperas de assembleia sobre listagem em NY

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.