IA é maior que a internet e alimentará alta de 20% no S&P 500 até 2026, diz Evercore

Entusiasmo com as empresas de tecnologia envolvidas em desenvolvimento de inteligência artificial vai impulsionar as ações dos EUA, defendeu o estrategista-chefe de ações Julian Emanuel

A previsão é de que o S&P 500 atinja 7.750 pontos até o final do próximo ano, escreveu o estrategista-chefe de ações e quantitativo da Evercore ISI, Julian Emanuel (Foto: Angel Garcia/Bloomberg
Por Julien Ponthus
01 de Setembro, 2025 | 01:45 PM

Bloomberg — As ações dos EUA podem subir mais 20% até o final de 2026 impulsionadas pelo entusiasmo em torno da inteligência artificial, de acordo com estrategistas da Evercore ISI.

A previsão é de que o S&P 500 atinja 7.750 pontos até o final do próximo ano, com “uma revolução tecnológica elevando as ações, os múltiplos e a sociedade a novos patamares”, escreveu o estrategista-chefe de ações e quantitativo da Evercore ISI, Julian Emanuel, em uma nota.

PUBLICIDADE

Isso implica em um ganho de 20% em relação ao fechamento de sexta-feira (29), e seguiria uma alta de quase 10% para o índice de referência dos EUA até o momento este ano.

Leia também: Nvidia vê protagonismo de Brasil e México como hub de data centers para IA

A perspectiva de Emanuel para 2026 é a mais alta das ruas até o momento, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

PUBLICIDADE

Os estrategistas escreveram que o impacto da IA significa que os lucros desafiam as expectativas. O segundo trimestre apresentou “crescimento de dois dígitos e amplas surpresas positivas, apesar da incerteza tarifária/política”, escreveram eles.

Evercore vê rali de 20% na S&P 500 até o fim de 2026

As ações dos EUA tiveram ganhos por quatro meses consecutivos, atingindo novos recordes várias vezes, com base no otimismo em relação a lucros corporativos robustos e possíveis cortes nas taxas de juros.

A alta foi impulsionada pelo setor de tecnologia, com empresas como Nvidia, Meta e Microsoft subindo pelo menos 20% este ano.

PUBLICIDADE

Os estrategistas da Evercore ISI reconheceram uma ampla gama de resultados para o próximo ano.

Em sua hipótese de alta, o índice chegaria a 9.000 pontos se o espírito animal se instalasse na confiança dos consumidores, das empresas e dos investidores, enquanto a hipótese de baixa prevê que o indicador caia para 5.000 pontos se a inflação permanecer alta e o crescimento econômico for moderado.

Leia também: Para BlackRock, América Latina tem ‘o que é preciso’ para se beneficiar da IA

PUBLICIDADE

Emanuel também elevou sua meta para 2025, e agora espera que o índice de referência termine este ano em 6.250 pontos - abaixo do nível de fechamento de sexta-feira, de 6.460, e um pouco abaixo da meta média de 6.370 entre os estrategistas monitorados pela Bloomberg. Os mercados dos EUA estão fechados para um feriado público na segunda-feira.

A IA é “maior do que a internet”, escreveram os estrategistas. “Em três anos, seu efeito atingiu todas as partes da sociedade e do setor, mesmo com a adoção apenas começando a se inflexionar.”

Veja mais em bloomberg.com