Gigante de alumínio investe no Brasil

Também no Breakfast: Empresas recorrem até a influencers para difundir IA entre funcionários | Como ficam as tarifas sobre o café e a carne bovina do Brasil após o alívio de Trump | A ascensão do escritor Raphael Montes entre a Geração Z

Por

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

Líder global em alumínio, a multinacional norueguesa Norsk Hydro tem no Brasil sua principal operação, sendo esse mercado responsável por 40% do faturamento em 2024, segundo Anderson Baranov, CEO da companhia no país.

Para os próximos anos, a meta é crescer – mas sem expandir a operação. “Estamos hoje no topo da nossa capacidade e não vamos aumentá-la. O foco é manter o padrão, mas avançar para que ela seja cada vez mais limpa, eficiente e conectada”, afirmou Baranov em entrevista à Bloomberg Línea.

O Brasil é o maior fornecedor de matéria-prima para a Noruega e a Europa, com uma operação robusta no estado do Pará, que vai da mineração à produção – 93% dos funcionários da companhia no país estão alocados no estado.

No mês em que Belém recebe a COP30, a Hydro tem a ambição de se posicionar como protagonista da transição energética na indústria de metais.

A companhia investiu R$ 12,6 bilhões desde 2022 em uma matriz energética mais limpa e em soluções de baixo carbono, que incluem a substituição de óleo combustível por gás natural e instalação de caldeiras elétricas em refinaria.

O investimento engloba ainda a produção de energia renovável, com a construção de usinas solares em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte, além do parque eólico Vento de São Zacarias, na divisa entre Piauí e Pernambuco.

⇒ Leia mais: Gigante global em alumínio investe para tornar produção mais sustentável no Brasil

No radar dos mercados

Os futuros de ações dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (17), enquanto investidores aguardam os resultados da Nvidia e a divulgação do payroll de setembro, previsto para quinta-feira.

- Buffett aumenta aposta na Alphabet. A empresa de Warren Buffett comprou 17,9 milhões de ações da Alphabet no terceiro trimestre e ao mesmo tempo reduziu posições em Apple e Bank of America. Mesmo após o movimento, a fabricante do iPhone ainda responde por quase um quarto do portfólio de ações da Berkshire.

- Prosus ajusta projeções.A holding global que investe em empresas de tecnologia projeta lucro por ação entre 20% e 29% maior no semestre até setembro, com impulso do avanço do e-commerce e da valorização de sua fatia na Tencent. A Naspers, sua controladora, sinalizou alta semelhante.

- Eleições no Chile. O candidato da extrema-direita José Antonio Kast e a comunista Jeannette Jara irão disputar o segundo turno das eleições. O vencedor assumirá um país polarizado, com um Congresso inclinado à direita e um crescimento econômico bem abaixo dos níveis históricos.

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

🔘 As bolsas na sexta (14/11): Dow Jones Industrials (-0,65%), S&P 500 (-0,05%), Nasdaq Composite (+0,13%), Stoxx 600 (-1,01%), Ibovespa (+0,37%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Da Maratona do Rio ao Desafio da Ponte, Dream Factory aposta em experiência na corrida

Empresas trocam treinamentos formais por ‘influenciadores’ internos para difundir IA

Na COP30, China alerta para barreiras comerciais que minam metas climáticas

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Ouro à mesa: a estratégia de Monica Claro para democratizar o luxo na Tartuferia | Do café à carne: Brasil segue com tarifas de 40% apesar de alívio de 10% de Trump

• Opinião Bloomberg: Metas climáticas merecem nossa atenção. Não as narrativas que as rotulam de ‘fraude’

• Para não ficar de fora: Como Raphael Montes se tornou um fenômeno na Geração Z com seus contos de suspense

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)