Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!
Líder global em alumínio, a multinacional norueguesa Norsk Hydro tem no Brasil sua principal operação, sendo esse mercado responsável por 40% do faturamento em 2024, segundo Anderson Baranov, CEO da companhia no país.
Para os próximos anos, a meta é crescer – mas sem expandir a operação. “Estamos hoje no topo da nossa capacidade e não vamos aumentá-la. O foco é manter o padrão, mas avançar para que ela seja cada vez mais limpa, eficiente e conectada”, afirmou Baranov em entrevista à Bloomberg Línea.
O Brasil é o maior fornecedor de matéria-prima para a Noruega e a Europa, com uma operação robusta no estado do Pará, que vai da mineração à produção – 93% dos funcionários da companhia no país estão alocados no estado.
No mês em que Belém recebe a COP30, a Hydro tem a ambição de se posicionar como protagonista da transição energética na indústria de metais.
A companhia investiu R$ 12,6 bilhões desde 2022 em uma matriz energética mais limpa e em soluções de baixo carbono, que incluem a substituição de óleo combustível por gás natural e instalação de caldeiras elétricas em refinaria.
O investimento engloba ainda a produção de energia renovável, com a construção de usinas solares em Minas Gerais e no Rio Grande do Norte, além do parque eólico Vento de São Zacarias, na divisa entre Piauí e Pernambuco.
⇒ Leia mais: Gigante global em alumínio investe para tornar produção mais sustentável no Brasil
No radar dos mercados
Os futuros de ações dos EUA operam em alta nesta segunda-feira (17), enquanto investidores aguardam os resultados da Nvidia e a divulgação do payroll de setembro, previsto para quinta-feira.
- Buffett aumenta aposta na Alphabet. A empresa de Warren Buffett comprou 17,9 milhões de ações da Alphabet no terceiro trimestre e ao mesmo tempo reduziu posições em Apple e Bank of America. Mesmo após o movimento, a fabricante do iPhone ainda responde por quase um quarto do portfólio de ações da Berkshire.
- Prosus ajusta projeções.A holding global que investe em empresas de tecnologia projeta lucro por ação entre 20% e 29% maior no semestre até setembro, com impulso do avanço do e-commerce e da valorização de sua fatia na Tencent. A Naspers, sua controladora, sinalizou alta semelhante.
- Eleições no Chile. O candidato da extrema-direita José Antonio Kast e a comunista Jeannette Jara irão disputar o segundo turno das eleições. O vencedor assumirá um país polarizado, com um Congresso inclinado à direita e um crescimento econômico bem abaixo dos níveis históricos.
→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje
🔘 As bolsas na sexta (14/11): Dow Jones Industrials (-0,65%), S&P 500 (-0,05%), Nasdaq Composite (+0,13%), Stoxx 600 (-1,01%), Ibovespa (+0,37%)
LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →
🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →
Destaques da Bloomberg Línea:
• Da Maratona do Rio ao Desafio da Ponte, Dream Factory aposta em experiência na corrida
• Empresas trocam treinamentos formais por ‘influenciadores’ internos para difundir IA
• Na COP30, China alerta para barreiras comerciais que minam metas climáticas
→ E mais na versão e-mail do Breakfast:
• Também é importante: Ouro à mesa: a estratégia de Monica Claro para democratizar o luxo na Tartuferia | Do café à carne: Brasil segue com tarifas de 40% apesar de alívio de 10% de Trump
• Opinião Bloomberg: Metas climáticas merecem nossa atenção. Não as narrativas que as rotulam de ‘fraude’
• Para não ficar de fora: Como Raphael Montes se tornou um fenômeno na Geração Z com seus contos de suspense
⇒ Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.