Gerdau paralisa fundo para startups, dizem fontes

Também no Breakfast: Mudança no comando do Carrefour no Brasil | Startups russas protagonizam nova onda de patinetes no Brasil | Citi vê oportunidades em empresas brasileiras globais

Bom dia! Este é o Breakfast, o seu primeiro gole de notícias
08 de Julho, 2025 | 07:16 AM

Bloomberg Línea — Este é o Breakfast - o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque no mundo dos negócios e das finanças. Bom dia!

A Gerdau está revisando as operações de seu fundo de corporate venture capital (CVC), o Gerdau Next Ventures, que foi criado em 2019 com capital comprometido de US$ 80 milhões, de acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg Línea.

PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, a gigante do aço montou um portfólio que chegou a 11 startups investidas, negócios para os quais a empresa procura compradores no momento, segundo as mesmas fontes. As negociações estão a cargo da Primus Ventures, anteriormente conhecida como Catarina Capital.

Procurada pela Bloomberg Línea, a Gerdau enviou uma nota em que afirmou “revisar continuamente o portfólio de ativos de seu fundo de corporate venture capital (CVC) com o objetivo de gerar valor para seu negócio”.

Segundo as fontes, a decisão da empresa de paralisar o fundo está ligada a uma combinação de fatores, de erros na condução do veículo de investimento a mudanças no ciclo da indústria do aço, entre outros.

PUBLICIDADE

⇒ Leia mais: Gerdau paralisa fundo de US$ 80 mi para startups e negocia portfólio, dizem fontes

Visitors walk past Gerdau SA's booth at the 22nd Brazilian Steel Congress in Sao Paulo, Brazil, on Wednesday, June 1, 2011. Gerdau SA, Latin America's largest steelmaker, considered and then abandoned plans to invest in China because local regulations don't allow foreign owners to control steelmaking projects, Chief Executive Officer Andre Gerdau Johannpeter said. Photographer: Paulo Fridman/Bloomberg

No radar dos mercados

As ações globais operam em alta nesta terça-feira (8), após o governo Trump ter adiado a implementação das tarifas para 1º de agosto.

- Porsche ajusta estimativas. A montadora prevê queda nas vendas neste ano, após uma retração de 6% nas entregas globais no primeiro semestre, marcada por forte recuo na China e desaceleração nos EUA. “Esperamos que o ambiente continue desafiador”, disse Matthias Becker, membro do conselho da Porsche, em comunicado.

PUBLICIDADE

- LVMH traz novo executivo.A companhia de luxo nomeou Michael Burke para liderar suas operações nas Américas. Burke, veterano do grupo e aliado de longa data de Bernard Arnault, responderá diretamente ao CEO Stephane Bianchi. Ele também assumirá a presidência não executiva da Tiffany & Co.

- Crise no setor de chips. O lucro da Samsung caiu 56% no segundo trimestre, pressionado por baixas de estoque e restrições dos EUA a chips de IA destinados à China. A empresa perdeu espaço para a SK Hynix e a Micron no mercado de chips avançados. Apesar do resultado, investidores enxergam sinais de recuperação.

→ Leia a matéria completa sobre o que guia os mercados hoje

Ações globais 08/07/25
🔘 As bolsas ontem (07/07): Dow Jones Industrials (-0,94%), S&P 500 (-0,79%), Nasdaq Composite (-0,92%), Stoxx 600 (+0,44%), Ibovespa (-1,26%)

LEIA + Siga a trilha dos mercados para conhecer as variáveis que orientaram os investidores →

PUBLICIDADE

🗓️ Agenda: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Destaques da Bloomberg Línea:

Carrefour muda comando no Brasil: Pablo Lorenzo substitui Stéphane Maquaire

Lula rebate Trump sobre caso Bolsonaro: ‘dê palpite na sua vida, e não na nossa’

Empresas brasileiras estão mais globais e isso leva a novas demandas, diz Citi

E mais na versão e-mail do Breakfast:

• Também é importante: Verde, de Stuhlberger, retoma aposta em bolsa brasileira e amplia posição em real | Onde a Apple falhou: como a Xiaomi conseguiu passar de celular para carro elétrico

• Opinião Bloomberg: A Tesla é uma meme stock? O que o seu comportamento revela para o investidor

• Para não ficar de fora: Desta vez é diferente? Startups russas apostam no Brasil como hub de patinetes

Essa foi uma amostra de Breakfast, a newsletter matinal da Bloomberg Línea com as notícias de destaque no Brasil e no mundo.

Para receber a íntegra da newsletter na sua caixa de email, registre-se gratuitamente no nosso site.

Por hoje é só. Bom dia!

Obrigado por ler nossa newsletter matinal.

Equipe Breakfast: Marcelo Sakate (Editor-chefe, Brasil), Filipe Serrano (Editor sênior, Brasil), Daniel Buarque (Editor-assistente, Brasil) e Naiara Albuquerque (Editora-assistente, Brasil)