Dólar sobe a R$ 5,68 no último pregão de abril; Ibovespa avança 3,7% no mês

Moeda americana acumulou queda de 0,5% em abril mesmo com alta desta quarta-feira (30)

Por

Bloomberg Línea — Após sete sessões consecutivas de alta, o Ibovespa (IBOV) fechou no vermelho nesta quarta-feira (30), último pregão do mês.

O principal índice da B3 ficou perto da estabilidade, em queda de 0,02% aos 135.067 pontos. Mesmo com a baixa no último pregão de abril, o Ibovespa acumulou alta de 3,69% no mês.

O dólar, por sua vez, voltou a subir após sete sessões consecutiva de perdas. A moeda americana avançou 0,83%, cotada a R$ 5,68. Apesar dos ganhos, o dólar acumula baixa de 0,50% no mês.

Leia também: ‘Cautela não nos incomoda’, diz CEO do Santander Brasil sobre retomada gradual

A virada na moeda americana pode ser explicada em parte pela formação da Ptax de final de mês, com investidores ajustando posições. Outro ponto de atenção nesta quarta-feira foram os dados divulgados nos Estados Unidos.

Nesta quarta-feira, dados da ADP Research mostraram que a contratação por empresas americanas desacelerou em abril para o ritmo mais lento em nove meses, o que sugere a menor demanda por mão de obra.

Leia também: Exclusivo: iFood compra três empresas de gestão e avança pelo salão dos restaurantes

Além disso, o PIB dos EUA mostrou sinais de arrefecimento no primeiro trimestre pela primeira vez desde 2022, em parte devido a um aumento nas importações antes das tarifas, mas também como reflexo de um consumo mais fraco.

Os dados aumentaram as preocupações com o impacto das tarifas na economia americana e levaram investidores para opções mais seguras de investimento, como o dólar.

Houve efeitos também na bolsa. Entre os principais índices americanos, S&P500 e Dow Jones tiveram altas de 0,15% e 0,35%, respectivamente, enquanto Nasdaq teve queda de 0,09%.

- Com informações da Bloomberg News.