Dólar sobe a R$ 5,59, e Ibovespa cai após retomada do decreto do IOF pelo STF

Ministro Alexandre de Moraes revalida decreto do governo federal de aumento de alíquotas do IOF após derrubada no Congresso, o que amplia efeitos negativos de tributação sobre investimento

STF revalida decreto do governo federal de aumento de alíquotas do IOF após derrubada no Congresso
17 de Julho, 2025 | 11:25 AM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) volta a cair nesta quinta-feira (17) e o dólar opera em alta, com investidores avaliando os efeitos da revalidação do decreto do governo federal de aumento de alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

O principal índice da B3 recuava 0,19% por volta das 11h, aos 135.256 pontos. O dólar, por sua vez, subia 0,47%, cotado a R$ 5,59.

PUBLICIDADE

O decreto do governo foi retomado após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde de quarta-feira (16), após conclusão de que não houve desvio de finalidade por parte do governo.

A decisão da Justiça inverte a derrubada do decreto votada no Congresso, com maioria tanto na Câmara dos Deputados como no Senado. A única exceção na medida de Moraes foi manter a invalidade do IOF maior em operações de risco sacado.

No exterior, os principais índices de ações dos Estados Unidos avançam após um dia de volatilidade no pregão anterior com a possibilidade de demissão de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

PUBLICIDADE

Leia também: Efeito de tarifas de Trump em ativos deve seguir limitado, diz head de research da XP

Na quarta-feira, um oficial da Casa Branca disse que Trump teria planos de demitir Jerome Powell, presidente do Fed, em breve. A notícia foi negada por Trump logo na sequência.

Nesta quinta-feira, foram divulgados dados econômicos que reforçaram a resiliência da economia americana. Os pedidos de auxílio desemprego na semana encerrada em 12 de julho chegaram a 221.000, representando uma queda de 7.000 em relação à semana anterior.

PUBLICIDADE

Além disso, as vendas no varejo em junho subiram acima do esperado: 0,6% de alta em relação a maio.

O S&P500 avança 0,30%, o Nasdaq 100 tem alta de 0,49% e o Dow Jones 0,37%.

Com informações da Bloomberg News.

PUBLICIDADE

Leia também: Efeito Trump: Índice Big Mac reflete pressão sobre poder de compra do americano

Beatriz Quesada

Jornalista especializada na cobertura econômica. Formada pela USP, escreve sobre mercados, negócios e setor imobiliário. Tem passagens por Exame, Capital Aberto e BandNews FM.