Como um erro contábil levou a uma queda de 42% das ações da WH Smith em Londres

Varejista britânica registrou a receita de fornecedores mais cedo do que deveria e teve que reduzir suas perspectivas de lucro na América do Norte, o que derrubou seu valor no mercado

Varejista britânica registrou a receita de fornecedores mais cedo do que deveria (Foto: Jason Alden/Bloomberg)
Por Jennifer Creery
21 de Agosto, 2025 | 12:08 PM

Bloomberg — A WH Smith sofreu a maior queda já registrada depois que a descoberta de um erro contábil a forçou a reduzir suas perspectivas de lucro na América do Norte, um grande revés em um mercado de crescimento fundamental para a varejista britânica.

As ações caíram até 42% nas negociações de Londres, reduzindo o valor de mercado da empresa para cerca de £830 milhões ($1,1 bilhão).

PUBLICIDADE

Uma revisão financeira encontrou uma superestimação de cerca de £30 milhões no lucro comercial esperado para a América do Norte no ano que termina em 31 de agosto, disse a WH Smith na quinta-feira (21).

O erro ocorreu depois que a empresa registrou a receita de fornecedores mais cedo do que deveria. A diretoria nomeou a empresa de contabilidade Deloitte para realizar uma revisão independente do assunto.

A escala do exagero é “bastante chocante” e provavelmente afetará a credibilidade da administração, disse o analista da Goodbody, Fintan Ryan, em uma nota. “Esperamos que o mercado assuma o pior, pelo menos por enquanto.”

PUBLICIDADE

Leia também: Salário médio de CEOs no Reino Unido sobe a US$ 6,2 mi e reduz diferença para o dos EUA

Fundada em Londres em 1792, a WH Smith é há muito tempo uma das varejistas mais conhecidas do Reino Unido, vendendo livros, jornais, revistas e artigos de papelaria. Mas tem se concentrado cada vez mais na América do Norte, onde tem mais de 320 lojas com marcas como District Market, Flight Stop e Root & Branch.

A meta é ter 500 lojas na região até 2028, informou a empresa no ano passado. A empresa também opera lojas franqueadas, incluindo Tom Ford, Lego e Harley Davidson, de acordo com seu site.

PUBLICIDADE

A revisão reduziu a previsão de lucro da WH Smith para £25 milhões na América do Norte. No geral, o grupo agora espera que o lucro principal do ano inteiro antes dos impostos e itens não subjacentes seja de cerca de £110 milhões.

Leia também: Piketty pressiona premiê britânico a adotar imposto sobre fortunas no Reino Unido

Este ano, o grupo vendeu sua rede britânica de cerca de 480 lojas da High Street para a empresa de investimentos Modella Capital para se concentrar em sua divisão mais lucrativa, que opera nos principais aeroportos, hospitais e estações de trem em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com