Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 11 de julho

Dados de inflação nos EUA e início da safra de balanços corporativos ganham destaque no exterior; no Brasil, agenda conta com vendas no varejo

Consumidores em Seattle, nos EUA: dados de inflação são destaque
11 de Julho, 2024 | 08:03 AM

Bloomberg Línea — Dados de inflação (CPI) nos Estados Unidos ganham os holofotes nesta quinta-feira (11), enquanto investidores buscam pistas para solidificar suas apostas em um corte dos juros em setembro.

Ontem, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse ao Congresso que o banco central não precisa que a inflação esteja abaixo de 2% antes de cortar as taxas, e observou que o mercado de trabalho esfriou “significativamente”.

Os investidores também ficarão de olho nos balanços nesta quinta de empresas como Delta e PepsiCo, em busca de sinais sobre a saúde do consumidor dos EUA, antes dos números trimestrais do JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup.

Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (11):

PUBLICIDADE

1. CPI nos EUA

O destaque na agenda do dia é a divulgação do relatório de preços ao consumidor dos EUA (CPI) pela manhã.

Analistas do mercado financeiro esperam que os dados mostrem os menores aumentos consecutivos na inflação subjacente desde meados de julho passado, fortalecendo o argumento para um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve em setembro.

A expectativa, segundo economistas consultados pela Bloomberg, é de avanço de 0,2% do núcleo em junho, pelo segundo mês consecutivo Já o índice mais amplo deve registrar um aumento menor de 0,1%, em parte devido aos preços mais baixos da gasolina.

Um resultado desse tipo ajudaria a solidificar as projeções de que o Fed começará a cortar as taxas em setembro, marcando o primeiro passo para desfazer sua campanha de aperto mais agressiva desde o início da década de 1980.

2. Vendas no varejo

Enquanto nos EUA dados de inflação estão no radar, no Brasil o destaque fica com os números das vendas no varejo em maio.

Estimativa mediana em pesquisa da Bloomberg aponta para um avanço de 4,4% na comparação anual, após alta de 2,2% na medição anterior. Na comparação mensal, o índice deve mostrar queda de 0,5%, segundo as projeções.

3. Mercados

As ações globais sobem nesta quarta-feira (10), enquanto os traders se preparam para um possível corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve. Os futuros das ações dos EUA sinalizam uma continuidade no rali do índice S&P 500, que alcançou seu 36º recorde este ano.

PUBLICIDADE

O índice Euro Stoxx 600 avançava 0,6% por volta das 8h15 (horário de Brasília), enquanto os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 tinham alta de até 0,3%, à medida que os traders analisam os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre a economia dos EUA.

Na terça, o S&P 500 subiu pelo sexto dia consecutivo, sua mais longa sequência de ganhos desde janeiro, após Powell enfatizar os crescentes sinais de um mercado de trabalho em desaceleração em comentários ao Senado. O Nasdaq 100 também atingiu um recorde.

4. Manchetes dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Reforma Tributária: Câmara aprova texto com trava para IVA e inclui carne na cesta básica zero

Folha de S. Paulo: Prazo curto e dificuldades regionais devem dificultar novo ensino médio já em 2025

Valor Econômico: Câmara põe teto de 26,5% para alíquota padrão e conclui aprovação de regras da reforma tributária

O Globo: Como a Reforma Tributária afetará suas compras? Confira o imposto, do vinho ao carro elétrico

5. Agenda

Brasil

  • 9h: Vendas no varejo (Maio);
  • 14h30: Fluxo Cambial Estrangeiro;

Estados Unidos

  • 9h30: CPI (Jun)
  • 9h30: Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego;
  • 12h30: Discurso de Raphael Bostic, membro do Fomc;

-- Com informações da Bloomberg News.

Mariana d'Ávila

Editora assistente na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.