China tomará medidas para evitar flutuação anormal do mercado, diz agência reguladora

Comissão de valores mobiliários do país afirma que as autoridades vão trabalhar para estabilizar o mercado; principal índice acumula 6 meses de perdas

Por

Bloomberg — A China promete manter a estabilidade do mercado de capitais e irá evitar flutuações anormais, disse o regulador de valores mobiliários neste domingo (4), à medida que a onda de venda de ações do país se aprofunda.

As autoridades trabalharão com agentes relevantes e coordenarão a implementação de medidas para estabilizar o mercado e aumentar a confiança, de acordo com a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China.

O sell-off de ações da China se aprofundou na semana passada, e um índice-chave caiu para uma mínima de cinco anos.

O índice de referência CSI 300 despencou 6,3% em janeiro e bateu um recorde de seis meses consecutivos de perdas.

A queda foi seguida por expectativas de um pacote de resgate de 2 trilhões de yuan (US$ 278 bilhões) e pela decisão do banco central de reduzir a taxa de reserva compulsória dos bancos.

A CSRC reprimirá severamente atividades ilegais como manipulação de mercado, vendas a descoberto maliciosas, insider trading e emissões fraudulentas de acordo com a lei, acrescentou.

Anteriormente, a China interrompeu o empréstimo de certas ações para vendas a descoberto, em uma medida para apoiar os mercados de ações.

A autoridade também aumentará os esforços para orientar mais fundos de médio e longo prazo para o mercado, acrescentou.

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também

Dasa avalia alternativas como venda de fatia ou controle, segundo fontes

Soja brasileira atrai encomenda inesperada dos EUA com preços mais competitivos