Ações recuam na Europa e futuros em NY sobem no ‘day after’ de nova projeção do Fed

Banco central americano passou a projetar apenas um corte de 0,25 ponto na taxa em 2024, segundo o ‘dot plot’ das autoridades revelado na reunião desta quarta-feira

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
13 de Junho, 2024 | 06:37 AM

Bloomberg Línea — Ações europeias cederam alguns de seus ganhos da semana nesta manhã de quinta-feira (13) depois que o Federal Reserve adotou um tom mais hawkish em relação às taxas de juros.

O Stoxx 600 caiu perto de 0,60% após alcançar o maior patamar em um mês com os dados de inflação mais moderada nos EUA ontem (12). Futuros do S&P e do Nasdaq operavam em alta nesta manhã, sinalizando uma sessão que pode renovar os recordes de pontuação, enquanto o dólar e os títulos do Tesouro permaneceram praticamente inalterados.

No Brasil, o sentimento de aversão ao risco tomou conta do mercado na véspera depois de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a política fiscal buscará equilíbrio por meio de arrecadação maior de tributos e queda de juros, sem citar qualquer plano de contenção de gastos.

Os títulos da União Europeia, por sua vez, caíram depois que a MSCI anunciou que não adicionará a dívida do bloco ao seu conjunto de índices de títulos soberanos.

PUBLICIDADE

Ativos de risco subiram após um relatório mostrar que o índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA caiu para o nível mais baixo em mais de três anos. Mais tarde, o Federal Reserve previu apenas um corte de um quarto de ponto percentual na taxa de juros este ano, em comparação com os três previstos em março.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Veja os indicadores dos mercados globais nesta manhã de quinta-feira, 13 de junho de 2024
🔘 As bolsas ontem (12/06): Dow Jones Industrials (-0,09%), S&P 500 (+0,85%), Nasdaq (+1,54%), Stoxx 600 (+1,09%), Ibovespa (-1,40%)