Ações e futuros recuam diante de notícias corporativas e ofuscam euforia com juro

Mercedes-Benz, na Europa, e FedEx, nos EUA, fazem alerta sobre perspectivas financeiras e indicam que impacto de desaceleração da economia segue como risco relevante no cenário

Estes são os eventos que orientam os investidores e movem os mercados hoje
20 de Setembro, 2024 | 06:55 AM

Bloomberg Línea — As ações europeias caíram e os futuros de ações americanas recuaram nesta manhã de sexta-feira (20), à medida que algumas notícias corporativas atenuaram a euforia em torno da trajetória das taxas de juros.

O Stoxx 600 da Europa caiu enquanto as ações da Mercedes-Benz recuaram até 8,4% após reduzir o guidance devido à fraca demanda na China.

Os futuros dos EUA recuaram, poucas horas após o S&P 500 ter alcançado seu 39º recorde histórico de fechamento em 2024. As ações da FedEx despencaram 13% nas negociações do pré-mercado depois que não atingiu as estimativas de lucro e do alerta que seus negócios vão desacelerar.

Leia mais: Nike demite John Donahue e traz de volta veterano de casa como novo CEO

PUBLICIDADE

O corte de 50 pontos na taxa de juros do Federal Reserve nesta semana aumentou a confiança de que será possível promover um pouso suave na maior economia do mundo, mas advertências sobre os resultados como a da FedEx ressaltam os riscos persistentes para a atividade. Os formuladores de política monetária do Fed projetaram mais uma redução de meio ponto percentual ainda este ano.

“Apesar de todo o otimismo nos mercados neste momento, é claro que algumas preocupações ainda estão presentes sob a superfície”, disse Jim Reid, estrategista do Deutsche Bank.

Assine a newsletter matinal Breakfast, uma seleção da Bloomberg Línea com os temas de destaque em negócios e finanças no Brasil e no mundo.

- BOJ mantém juros. Como aguardado por parte do mercado, o banco central do Japão manteve a taxa de juros em 0,25% e o cenário de aumento adiante. O iene teve leve queda, e o Nikkei 225 subiu 1,53%, em cenário oposto à turbulência que se seguiu à elevação do juro na reunião anterior.

- JPMorgan testa cartão. O maior banco americano avança em sua estratégia ao consumidor no Reino Unido com um cartão de crédito em fase de testes, disseram fontes à Bloomberg News.

- US$ 3 bi para baterias. O governo de Joe Biden selecionou 25 empresas que produzem baterias para carros elétricos e energias renováveis para receber financiamento, como parte da estratégia de fomento a um segmento considerado crucial para atingir as metas de redução de emissões.

(Com informações de Bloomberg News)

🗓️ AGENDA: Os eventos e indicadores em destaque hoje e na semana →

Os indicadores dos mercados globais nesta manhã de sexta-feira, 20 de setembro de 2024
🔘 As bolsas ontem (19/09): Dow Jones Industrials (+1,26%), S&P 500 (+1,70%), Nasdaq Composite (+2,49%), Stoxx 600 (+1,37%), Ibovespa (-0,47%)