Bloomberg — O presidente Donald Trump atacou Elon Musk na terça-feira, acusando o CEO da Tesla e da SpaceX de se beneficiar excessivamente dos subsídios governamentais para veículos elétricos.
“Elon pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar a loja e voltar para casa na África do Sul”, disse Trump em um post no Truth Social.
“Sem mais lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos, nosso país economizaria uma fortuna. Talvez devêssemos pedir ao DOGE para dar uma boa e dura olhada nisso? MUITO DINHEIRO A SER ECONOMIZADO!!!”, acrescentou.
Leia também: Como Musk e Trump passaram de aliados a desafetos em questão de semanas
Isso ocorre depois que Musk criticou a versão mais recente do projeto de lei tributária de vários trilhões de dólares de Trump, alertando que os cortes nos créditos de EV e outros créditos de energia limpa seriam “incrivelmente destrutivos” para o país.
As ações da Tesla caíram 5,8% nas negociações do pré-mercado europeu no Tradegate.
A Tesla se beneficiou de um crédito fiscal popular de US$ 7.500 para veículos elétricos que o projeto de lei de Trump eliminará.
A montadora deve divulgar as vendas do segundo trimestre no final desta semana, o que provavelmente mostrará uma queda ainda maior na demanda.
“Elon Musk sabia, muito antes de me endossar com tanta veemência para presidente, que eu era fortemente contra o EV Mandate”, disse Trump.
“Isso é ridículo e sempre foi uma parte importante da minha campanha. Carros elétricos são bons, mas nem todo mundo deve ser obrigado a ter um.”
Leia também: Tesla perde US$ 150 bilhões em valor de mercado após embate entre Musk e Trump
--Com a ajuda de Peter Vercoe e Lianting Tu.
Veja mais em bloomberg.com
©2025 Bloomberg L.P.