Trump indica cofundador do Airbnb como primeiro diretor de design do governo dos EUA

Joe Gebbia atuou no departamento de eficiência liderado por Musk e deve liderar novo cargo com foco em melhorar sites e locais físicos que tenham impacto na vida dos americanos, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg News

Tela exibindo o site do Airbnb
Por Gregory Korte
21 de Agosto, 2025 | 05:50 PM

Bloomberg — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na quinta-feira para criar um novo cargo de diretor de design do governo. Ele indicou o cofundador do Airbnb, Joe Gebbia, para ocupar a posição, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pela Bloomberg News.

A medida dá a Gebbia um papel de liderança no redesenho de formulários e processos governamentais por meio de um novo National Design Studio a ser instalado na Casa Branca. As pessoas ouvidas falaram sob condição de anonimato para discutir a seleção antes de ser anunciada publicamente.

PUBLICIDADE

Leia também: Muito além do quarto: Airbnb quer aproximar viajantes de nativos, diz cofundador

Gebbia, 44 anos, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Sua missão como primeiro diretor de design do país será “priorizar a melhoria de sites na internet e locais físicos que tenham um grande impacto na vida cotidiana dos americanos”, de acordo com o texto da ordem executiva divulgada pela Casa Branca.

PUBLICIDADE

Esse mandato poderia incluir declarações de imposto de renda, solicitações do Seguro Social, inscrição no Medicare, serviços de imigração e outros serviços governamentais de grande volume.

Leia também: Airbnb avalia programa de fidelidade após lançar vertical de experiências e serviços

Gebbia, um remanescente do Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk, já liderou um esforço para reformular o complicado processo de aposentadoria do governo.

PUBLICIDADE

Até recentemente, o Office of Personnel Management se baseava principalmente em papéis mantidos em uma mina de calcário abandonada na Pensilvânia para calcular os benefícios de aposentadoria dos funcionários federais.

Em uma entrevista à Bloomberg News em junho, Gebbia descreveu grande parte da burocracia federal como um “deserto de design”.

No início deste ano, Trump aboliu um escritório da era Obama conhecido como 18F, que trabalhava em projetos de design digital em todo o governo federal. O novo grupo se reportará diretamente ao chefe de gabinete da Casa Branca e terá o prazo de 4 de julho de 2026 para apresentar os resultados iniciais.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com