Trump anuncia acordo comercial ‘abrangente’ com Reino Unido e diz que outros virão

Entendimento é o primeiro acertado desde o anúncio das chamadas tarifas recíprocas no começo de abril, que tinha o alegado objetivo de justamente levar governos à mesa de negociações

Keir Starmer, UK prime minister, left, and US President Donald Trump shake hands during a news conference in the East Room of the White House in Washington, DC, US, on Thursday, Feb. 27, 2025. The trip is seen as an opportunity for Starmer to prove himself as a global leader, defend democratic values, and make Britain stronger at home, while also navigating the complexities of dealing with Trump. Photographer: Al Drago/Bloomberg
Por Magan Crane
08 de Maio, 2025 | 08:07 AM

Bloomberg — O presidente Donald Trump disse que os EUA chegaram a um acordo comercial com o Reino Unido nesta quinta-feira (8).

Espera-se que os detalhes do acordo sinalizem a direção da guerra comercial global do presidente dos EUA. Trump postou nas redes sociais que havia chegado a um acordo abrangente com o Reino Unido e prometeu vários outros por vir.

PUBLICIDADE

“O acordo com o Reino Unido é um acordo completo e abrangente que consolidará o relacionamento entre os Estados Unidos e o Reino Unido por muitos anos. Devido à nossa longa história e lealdade em conjunto, é uma grande honra ter o Reino Unido como nosso PRIMEIRO anúncio. Muitos outros acordos, que estão em sérios estágios de negociação, virão a seguir!”, escreveu ele.

Leia também: Ações globais sobem com possibilidade de acordo comercial entre EUA e Reino Unido

A Casa Branca deve divulgar os detalhes do acordo às 10 horas, horário de Washington.

PUBLICIDADE

O otimismo de que um acordo será positivo para a economia do Reino Unido elevou anteriormente as ações e a libra.

O presidente dos EUA tem enfrentado pressão política para encontrar uma saída para seu plano de aumentar as tarifas dos EUA para o nível mais alto em um século, uma vez que as pesquisas mostram que os americanos estão azedando sua administração econômica.

Trump sinalizou que o acordo que ele discutirá será o primeiro de muitos, já que ele pretende derrubar as barreiras às exportações dos EUA e acalmar a turbulência do mercado causada pelo escopo abrangente de suas tarifas.

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Trump quer tarifas sobre filmes produzidos fora dos EUA. Mas o que isso significa?