Quem são os republicanos e os democratas pré-candidatos à presidência dos EUA

Conheça os candidatos às primárias presidenciais que já anunciaram a participação na corrida e os republicanos que podem desafiar Trump

Ex-presidente Donald Trump deve tentar se reeleger em 2024
Por Ryan Teague Beckwith
04 de Junho, 2023 | 10:46 AM

Bloomberg — O número de candidatos nas primárias presidenciais republicanas continua a crescer. O governador da Flórida, Ron DeSantis, juntou-se oficialmente à corrida em maio, já que os candidatos encorajados por sua queda nas pesquisas lançaram suas próprias candidaturas mais cedo.

A adição coloca sete republicanos nas primárias – e o ex-presidente Donald Trump continua a ser o favorito. Um elenco crescente de candidatos é bom para Trump, que as pesquisas mostram que está se saindo melhor contra um campo maior, já que o voto anti-Trump é dividido entre vários grupos.

PUBLICIDADE

De fato, quando o senador da Carolina do Sul, Tim Scott, lançou sua campanha, Trump desejou-lhe boa sorte.

“Boa sorte ao senador Tim Scott em entrar na corrida presidencial primária republicana”, escreveu Trump em sua conta na “Truth Social”. “Ele está se tornando popular rapidamente com muitas pessoas.”

Ainda assim, alguns candidatos em potencial desistiram, já que o ex-governador de Maryland, Larry Hogan, um antigo antagonista de Trump, e Mike Pompeo, que foi secretário de Estado no governo de Trump, anunciaram que não concorrerão à presidência.

PUBLICIDADE

Republicanos que anunciaram candidatura presidencial para 2024

Donald Trump

Ex-presidente

Candidatura anunciada em: 15 de novembro de 2022

Trump está tentando se tornar o primeiro ex-presidente desde Grover Cleveland a ser eleito para um segundo mandato não consecutivo. Ele enfrenta possíveis problemas legais que podem complicar sua campanha relacionados às tentativas de reverter sua derrota em 2020 na Geórgia e ao manuseio incorreto de registros do governo. Ele já perdeu um caso de abuso sexual e difamação de US$ 5 milhões para o ex-colunista E. Jean Carroll.

PUBLICIDADE

Ron DeSantis

Ron DeSantis

Governador da Flórida

Candidatura anunciada em: 24 de maio de 2023

Recentemente reeleito para um segundo mandato, o governador da Flórida regularmente foi notícia nacional durante a sessão legislativa por assinar leis que proíbem o aborto após seis semanas, além de proibir cuidados de afirmação de gênero para menores e tirar da Walt Disney (DIS) alguma autoridade sobre seu parque temático de Orlando. Ele anunciou sua participação nas eleições em um vídeo publicado no Twitter.

PUBLICIDADE

Nikki Haley

Nikki Haley

Ex-embaixadora da ONU

Candidatura anunciada em: 14 de fevereiro de 2023

Ex-governadora da Carolina do Sul, Haley serviu como embaixadora das Nações Unidas sob Trump. Ela fez um ataque indireto ao ex-presidente de 76 anos e ao presidente Joe Biden, de 80, ao pedir testes de competência mental para políticos com mais de 75 anos. Ela também atacou DeSantis por ser um “eco” do discurso de Trump em posições e maneirismos.

Tim Scott

Tim Scott

Senador dos EUA

Candidatura anunciada em: 22 de maio de 2023

Junto à Haley, que o indicou pela primeira vez para o Senado, o senador da Carolina do Sul poderia tornar as coisas interessantes em um estado primário inicial que ajudou a impulsionar Trump à presidência. No final de maio, ele anunciou sua corrida em sua cidade natal, North Charleston, citando sua história pessoal como filho de mãe solteira.

Asa Hutchinson

Asa Hutchinson

Ex-governador do Arkansas

Candidatura anunciada em: 2 de abril de 2023

Ex-governador do Arkansas, Hutchinson também atuou como subsecretário de Segurança Interna, liderou o Drug Enforcement Administration e foi membro da Câmara dos Representantes. Ele está concorrendo com um discurso de “conservadorismo consistente”.

Vivek Ramaswamy

Vivek Ramaswamy

Executivo de biotech

Candidatura anunciada em: 21 de fevereiro de 2023

Ex-executivo de biotecnologia e sócio de fundos hedge, Ramaswamy é conhecido por sua oposição ao investimento ESG e outras ações corporativas “lacradoras”, que ele atacou em seu livro Woke, Inc. Em sua primeira corrida para a presidência dos EUA, ele continua sendo um tiro no escuro.

Larry Elder

Larry Elder

Apresentador de rádio

Candidatura anunciada em: 20 de abril de 2023

Um apresentador de rádio conservador que concorreu sem sucesso ao cargo de governador da Califórnia durante uma eleição de revogação em 2021, Elder anunciou sua campanha no agora cancelado programa da Fox News apresentado por Tucker Carlson. Ele também é um candidato que provavelmente tem poucas chances de vencer.

Republicanos que podem desafiar Trump

Mike Pence

Mike Pence

Ex-vice-presidente

Mesmo que ele não esteja considerando concorrer nas primárias contra seu ex-chefe, é improvável que o ex-vice-presidente volte a se juntar a Trump como seu companheiro de chapa na campanha de 2024, depois que uma multidão enfurecida que ameaçou enforcar Pence invadiu o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

Chris Christie

Chris Christie

O ex-governador de Nova Jersey, Christie, seria o raro candidato que perdeu para Trump em 2016 voltando para outra rodada. Apesar de ter endossado Trump e aconselhado sua campanha após a desistência, o ex-governador sinalizou que iria atrás de Trump com força em uma revanche.

Glenn Youngkin

Governador da Virgínia

O ex-co-CEO do Carlyle Group não tinha experiência política anterior antes de ser eleito governador da Virgínia em 2021. Recentemente, ele fez uma série de reuniões com doadores de campanha e concordou com uma sabatina da CNN, que indicam que ele está considerando seriamente concorrer.

Chris Sununu

Governador de New Hampshire

Vindo de uma dinastia política que inclui um governador e um senador dos EUA, o governador de New Hampshire, Chris Sununu, disse que está “definitivamente pensando” em concorrer em 2024. Diferentemente de outros possíveis candidatos, ele adotou uma abordagem mais combativa em relação a Trump.

Democratas que anunciaram uma candidatura presidencial para 2024

Joe Biden

Anúncio da candidatura: 25 de abril de 2023

O atual presidente, que já cumpriu dois mandatos como vice-presidente e três décadas no Senado, estará concorrendo a um segundo mandato, citando seu histórico no cargo e questões como preservar o acesso ao aborto e proteger a Previdência Social.

Ele reconheceu preocupações sobre sua idade — ele faria 86 anos no final de um segundo mandato — mas argumenta que está apto para servir e precisa de um segundo mandato para atingir seus objetivos.

Marianne Williamson

Marianne Williamson

Escritora de livros de autoajuda

Candidatura anunciada em: 25 de fevereiro de 2023

Autora best-seller de livros de autoajuda que concorreu à presidência em 2020, Williamson está realizando uma campanha de longo alcance focada em questões como desigualdade econômica e poder corporativo, em vez de ângulos mais espirituais que ela abordou em sua corrida anterior.

Robert F. Kennedy Jr.

Ativista antivacina

Candidatura anunciada em: 19 de abril de 2023

Filho do procurador-geral Robert F. Kennedy e sobrinho do presidente John F. Kennedy, Kennedy é conhecido principalmente por promover teorias desacreditadas sobre vacinas e por falar sobre tratamentos não comprovados para o coronavírus.

-- Com a colaboração de Lindsey Rupp

Veja mais em Bloomberg.com

Leia também:

Partidarismo na crise da dívida ameaça nota de risco dos EUA, diz Fitch

DeSantis se une a Musk em live para anunciar que vai concorrer à Casa Branca