Executiva líder da Blackstone em real estate foi uma das vítimas de ataque em NY

Quatro pessoas foram mortas por atirador no edifício na 345 Park Avenue, em Midtown Manhattan, na segunda (28); Wesley LePatner, 43 anos, era CEO da Blackstone Real Estate Income Trust e comandava área imobiliária para indivíduos ricos

Wesley LePatner era CEO da Blackstone Real Estate Income Trust e deixou marido e dois filhos
Por Mark Schoifet
29 de Julho, 2025 | 05:07 PM

Bloomberg — As quatro pessoas mortas no tiroteio no número 345 da Park Avenue, em Midtown Manhattan, na segunda-feira (28), eram de diferentes classes sociais.

Havia uma executiva da Blackstone, gigante de investimentos, graduada em Yale e envolvida com filantropia judaica e artes; um policial da cidade de Nova York que participava ativamente de sua mesquita no Bronx; um guarda de segurança; e um funcionário da Rudin Management, uma empresa imobiliária da cidade de Nova York que é proprietária da torre de 44 andares.

PUBLICIDADE

Uma quinta pessoa, um funcionário da National Football League, sobreviveu ao ataque, mas permanece no hospital.

Dois oficiais superiores da polícia disseram que o suspeito, que se matou, tinha como alvo o escritório da NFL, mas acabou em um andar ocupado pela Rudin por engano.

Leia mais: Luigi Mangione é acusado em âmbito federal por assassinato de CEO em NY

PUBLICIDADE

As vítimas foram:

Didarul Islam

Islam, 36 anos, era um veterano de quatro anos da polícia de Nova York, alocado na 47ª Delegacia no Bronx. Imigrante de Bangladesh, ele era casado, tinha dois filhos e sua esposa estava grávida do terceiro filho. No momento do ataque, ele estava trabalhando em um serviço pago para Rudin.

Islam foi o primeiro a ser morto pelo atirador, segundo as autoridades.

PUBLICIDADE

“Ele estava salvando vidas. Ele estava protegendo os nova-iorquinos”, disse o prefeito Eric Adams em uma reunião no hospital de Manhattan em que Islam foi declarado morto.

“Ele personifica o que é esta cidade. Ele é um verdadeiro nova-iorquino azul, não apenas no uniforme que usava, mas em seu espírito e energia de amar esta cidade.”

Citando parentes, o New York Times disse que Islam era um pilar da comunidade de Bangladesh no Bronx. Ele incentivou os fiéis de sua mesquita em busca de trabalho a considerar a possibilidade de ingressar no Departamento de Polícia como agentes de trânsito, um trabalho que ele disse ser mais seguro do que as patrulhas a pé.

PUBLICIDADE

Leia mais: Blackstone planeja investir US$ 500 bilhões na Europa na próxima década, diz CEO

Wesley LePatner

LePatner, 43 anos, comandou o a divisão de US$ 53 bilhões da Blackstone para indivíduos ricos. Após ingressar na empresa em 2014, a executiva subiu na hierarquia rapidamente à medida que o negócio crescia e, neste ano, assumiu o cargo de CEO da Blackstone Real Estate Income Trust, proprietária de imóveis com investimentos em data centers, apartamentos para aluguel e armazéns.

Formada pela Universidade de Yale, passou mais de uma década no Goldman Sachs, em que trabalhou como diretora executiva. Participou dos conselhos do Metropolitan Museum of Art, da UJA-Federation of New York e do Yale Library Council, e foi membro do Conselho Consultivo de Governadores da NAREIT.

LePatner foi a homenageada em um jantar da UJA em 2023, no qual o presidente e COO da Blackstone, Jon Gray, a chamou de “muito inteligente” e uma pessoa que “se preocupa profundamente com os outros”.

LePatner ajudou a organizar uma viagem a Israel no ano passado para mulheres sênior de Wall Street e escolheu oportunidades de voluntariado que envolvessem sua família, de acordo com a UJA.

O grupo disse estar arrasado com a trágica perda.

“Wesley era extraordinária em todos os sentidos - pessoal, profissional e filantropicamente”, disse a UJA em comunicado. “Uma líder excepcional no mundo financeiro, ela trouxe consideração, visão e compaixão a tudo o que fazia.”

Ela deixou o marido, Evan, e dois filhos.

“Não podemos expressar adequadamente a dor que sentimos com a perda repentina e trágica de Wesley”, disse a família em um comunicado.

“Ela era a esposa, mãe, filha, irmã e parente mais amorosa, que enriqueceu nossas vidas de todas as formas imagináveis.”

Nova tragédia corporativa mobilizou a cidade de Nova York nesta semana (Foto: Bloomberg)

Aland Etienne

Aland Etienne era segurança na 345 Park Avenue. Manny Pastreich, presidente do Service Employees International Union Local, o chamou de “um agente de segurança dedicado que levava suas funções extremamente a sério”.

Gathmand Etienne, que disse ser irmão de Aland, descreveu a morte como “uma tragédia de partir o coração” em uma publicação no Facebook.

“Ele era mais do que um irmão - era um pai, um filho e uma luz em nossas vidas. Nossos corações estão despedaçados, e estamos pedindo suas orações e força enquanto passamos por esse momento doloroso”, escreveu ele.

Funcionário da Rudin Management

A Rudin confirmou que perdeu um funcionário no tiroteio. O nome da vítima, que trabalhava como associado, não foi revelado a pedido da família.

“A família Rudin e todos em nossa empresa estão arrasados com a tragédia sem sentido de ontem”, disse a empresa em um comunicado.

“Como nova-iorquinos, estamos lado a lado diante desse ódio, lamentamos com as famílias e entes queridos das pessoas perdidas e oramos pela recuperação total dos feridos.”

Funcionário da NFL

Clementi, que trabalha para o departamento financeiro da NFL, foi ferido e permanece hospitalizado. Ele estava ao telefone com seus colegas enquanto caminhava por um corredor quando foi atingido por uma bala.

Clementi alertou outros colegas para que “ficassem seguros e evacuassem o prédio”, de acordo com o site The Athletic.

O comissário da NFL, Roger Goodell, enviou um memorando interno em que diz que “um de nossos funcionários foi gravemente ferido nesse ataque. Ele está atualmente no hospital e em condição estável. A equipe da NFL está no hospital e estamos apoiando sua família”.

-- Com a colaboração de Randall Williams, Dawn Lim, Amanda Cantrell, Myles Miller, Laura Nahmias e Natalie Wong.

Veja mais em bloomberg.com

©2025 Bloomberg L.P.