Argentina decidirá presidente em 2º turno entre Sergio Massa e Javier Milei

Massa, atual ministro da Economia, tinha pouco mais de 36% dos votos com mais de 80% das urnas apuradas, enquanto Milei contava com mais de 30% dos eleitores

Sergio Massa, atual ministro da Economia, liderava a votação com mais de 80% das mesas apuradas (Foto: Maria Amasanti/Bloomberg)
Por Bloomberg Línea
22 de Outubro, 2023 | 09:43 PM

Bloomberg Línea — A Argentina terá um segundo turno no próximo dia 19 de novembro para decidir o seu próximo presidente. Nas eleições realizadas neste domingo (22), nenhum dos candidatos obteve votação suficiente para vencer sem a necessidade de nova rodada.

Com 81,89% das urnas apuradas, o candidato da situação, Sergio Massa, que é o atual ministro da Economia, tinha 36,11% dos votos válidos, enquanto Javier Milei, considerado outsider por não pertencer ao establishment político e que liderou as eleições primárias em agosto, estava em segundo lugar, com 30,39%.

O resultado pode ser considerado de certa forma uma surpresa, dada a expectativa de liderança de Milei após seu desempenho nas eleições primárias.

Os dois candidatos já estavam com votação suficiente para garantir uma vaga no segundo turno. Para definir a vitória em primeiro turno, um candidato precisava contar com 45% dos votos ou com 40% e uma vantagem de 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

PUBLICIDADE

Patricia Bullrich, candidata que tinha o apoio da maior parte do mercado por ser considerada pró-negócios, estava em terceiro lugar com cerca de 24% dos votos.

Leia também

Seis pontos-chave das eleições na Argentina para ficar de olho neste domingo

As propostas de Javier Milei, Sergio Massa e Patricia Bullrich nas eleições na Argentina