Bloomberg Línea — A Rolex é uma das marcas de referência da alta relojoaria há décadas. Seus relógios se tornaram itens de colecionador cobiçados que atingiram o preço de milhões de dólares. Eles também são um símbolo de status e do know-how que caracteriza os suíços. É por isso que a ideia de um relógio Rolex acessível parece tão absurda.
A empresa fundada por Hans Wilsdorf e Alfred Davis em 1905, no entanto, diversificou seu catálogo, oferecendo relógios que mantêm a qualidade que distinguiu a casa suíça e que são uma alternativa mais econômica se comparados a outros modelos, feitos de ouro ou com algumas pedras preciosas.
Os relógios que fazem parte dessa categoria são designados como “entry-level”, ou seja, são peças que permitem que um novo comprador entre no mundo dos relógios.
Leia mais: Conheça 40 relógios icônicos para todos os orçamentos
Um relógio nascido do mar
Um dos relógios Rolex que cumprem à risca essas características é o Oyster Perpetual 34, uma evolução de um modelo lançado originalmente em 1926 e inspirado na natureza hermética das ostras para impedir a passagem da água.
O modelo fez história quando a britânica Mercedes Gleitze se tornou em 1927 a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha a nado, com um relógio em seu pulso. Ao fim de sua exigente jornada aquática de mais de dez horas, o relógio estava em funcionamento, em um marco para a Rolex.
Leia mais: 40 relógios icônicos para todos os orçamentos
Sua versão atual, de 34 mm, oferece resistência à água a até 100 metros de profundidade e se destaca no catálogo da marca como a mais acessível, mas mantém a qualidade que manteve a marca como um dos principais nomes do mundo da relojoaria.
O preço do relógio mais barato da Rolex
A caixa estanque com mostrador prateado do Oyster Perpetual 34 é vendida no site oficial por US$ 6.700 (próximo a R$ 38.000 ao câmbio atual), com preço próximo ao know-how que caracteriza suas peças.
Por exemplo, seu mostrador tem o chamado “efeito sunburst”, que é criado por uma técnica de escovação que cria sulcos que refletem a luz em todas as direções.
Além disso, o modelo acessível é feito de Oystersteel, uma liga de aço desenvolvida exclusivamente para a Rolex, que se destaca por sua resistência a uma variedade de condições, como a corrosão.
“É extremamente resistente, oferece um acabamento excepcional depois de polido e mantém sua beleza mesmo nos ambientes mais adversos”, detalha o site.
Como no mundo da relojoaria, o melhor está dentro da caixa: o relógio apresenta um movimento mecânico de corda automática, um calibre fabricado pela Rolex e amortecedores de alto desempenho.
Leia também
Como uma ‘superloja’ se tornou a preferida no Vale do Silício para relógios de luxo
Relógios de luxo na mira: Suíça é atingida com tarifas de Trump sobre Rolex e Swatch
Digitalização financeira no Brasil e em LatAm dá impulso ao Citi, diz CEO para região