Cinco marcas de champagnes para brindar no fim do ano, segundo esta sommelier

Com opções que vão do clássico fácil de encontrar a garrafas mais exclusivas, a sommelier Carlota Montoya ajuda a escolher o champanhe certo para diferentes estilos de celebração

Garrafas de champagne francês em um refrigerador de exposição em uma loja em Marselha (Foto: Jeremy Suyker/Bloomberg)
26 de Dezembro, 2025 | 12:19 PM

Leia esta notícia em

Espanhol

Bloomberg Línea — O fim do ano chegou, o momento perfeito para abrir uma garrafa de champagne.

Um momento importante como esse exige uma garrafa de champagne à altura. No entanto, escolher a certa nem sempre é fácil, porque entre casas históricas, uma variedade de preços e marcas que procuram brilhar, o ritual de brindar pode se tornar confuso.

PUBLICIDADE

Leia também: Moët Hennessy aposta em espumante sem álcool na F1 de olho em novos hábitos de beber

“Eu escolheria algo que não fosse muito famoso”, sugere a sommelier Carlota Montoya. “As marcas pequenas tendem a dar boas surpresas”, disse à Bloomberg Línea.

Dom Pérignon

Esse champagne continua sendo um clássico para quem busca um toque de luxo para um brinde.

PUBLICIDADE

É relativamente fácil de encontrar e seu rótulo garante a qualidade, pois só é produzido em safras excepcionais.

Leia também: De rosés a drinks: para a Chandon, evolução do gosto do brasileiro cria oportunidades

“Isso lhe diz que é um champagne muito cuidadoso, que você não encontrará todos os anos”, explica Carlota Montoya, sommelier e mestre fabricante de tequila. Além disso, suas edições limitadas, como a que foi lançada recentemente com o artista Takashi Murakami, farão dele um objeto de desejo à mesa.

PUBLICIDADE
Dom Perignon x  Murakami

Charles Heidsieck

Charles Heidsieck é uma das casas de champagne mais exclusivas e respeitadas da França.

Ela foi fundada em 1851 e seu nome celebra a primeira pessoa a começar a exportar champagne para os Estados Unidos. “É uma vinícola incrível”, diz Montoya, que enfatiza que todos os vinhos que ela traz ao mercado são de qualidade requintada. “Todos eles são deliciosos”.

Champaña

Champagne Raro

Essa é uma das casas mais exclusivas que construiu seu prestígio com base em safras realmente extraordinárias e em uma seleção meticulosa de uvas. Cada um de seus champagnes exala luxo absoluto por dentro e por fora.

PUBLICIDADE

“A garrafa é divina”, diz Montoya, que explica que a garrafa contém uma espécie de coroa, que lembra as criações desenvolvidas para a realeza, que pode ser integrada ao brinde. “A ideia é que, depois de beber o champanhe, você tire a coroa e coroe alguém.

Rare Champagne

Grande Dame, da Veuve Clicquot

“É algo espetacular”, Montoya resume a qualidade desse exemplar da lendária casa francesa.

Cada garrafa, que é produzida em uma edição limitada, incorpora o know-how ao integrar uvas da mais alta qualidade, cuidado meticuloso no tempo de envelhecimento e um champanhe muito mais profundo do que qualquer outra produção. Além disso, algumas de suas edições vêm em caixas de colecionador que tornam esse champagne ainda mais desejável.

Grande Dame Veuve Cliquot

Krug

Todos os exemplares dessa casa se destacam por sua qualidade, mas a expressão de luxo atinge outro nível com o Krug Clos d’Ambonnay.

Esse champagne é extremamente raro, pois é produzido apenas com Pinot Noir proveniente de um único vinhedo murado de apenas 0,68 hectares em Ambonnay, o que lhe confere um caráter excepcional. Sua produção é extremamente limitada e requer anos de maturação antes de ser lançado no mercado.

Leia também: Sidra Cereser aposta em ‘momento havaianas’ para rejuvenescer marca e ampliar mercado

Alguns exemplares foram leiloados em casas de leilão como a Sotheby’s.

Champaña Krug